INOVAÇÃO

Prefeitura assina aditivo para repasse de recursos ao Centro de Inovação Blumenau

15/07/2021 17:00:00

Prefeitura assina aditivo para repasse de recursos ao Centro de Inovação Blumenau

A Prefeitura de Blumenau assinou nesta quarta-feira (14), o termo aditivo ao convênio com o Instituto Gene para que o aporte financeiro direcionado ao Instituto seja estendido à manutenção do Centro de Inovação Blumenau (CIB), bem como apoio às empresas que atuam no local. 

Anualmente o poder público repassa um investimento de R$ 300 mil. 

A cerimônia de assinatura ocorreu no andar térreo do CIB, no espaço do Café Offcina.

Após a cerimônia de assinatura do termo aditivo, a comitiva da prefeitura fez uma visita pelo prédio, conhecendo melhor as 30 empresas instaladas no CIB.

O presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene e também presidente do CIB, Udo Schroeder, comentou:

“Este convênio com a prefeitura existe desde 2012 e são recursos importantes para o desenvolvimento de empresas da região. E como o Instituto Gene é a entidade gestora do Centro de Inovação, sugerimos que este valor fosse direcionado ao todo”. 

"Agora, nosso desafio é fazer as ‘entregas’ descritas pelo Governo do Estado, para os Centros, no sentido do empreendedorismo e inovação”.

Sylvio João Zimmermann Neto, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), relembrou:

“Nos últimos 10 anos a Sedec aportou R$ 3 milhões na incubação de empresas voltadas à inovação ligadas ao Instituto Gene. Não poderíamos deixar de atender ao pleito do Centro de Inovação, uma vez que Blumenau é a terceira cidade do país no ranking de produtividade em tecnologia”. 

"E boa parte disso é resultado deste aporte que fizemos, gerando emprego, distribuindo a renda e fortalecendo nosso ecossistema. O governo de Blumenau apoia a inovação e o empreendedorismo”.

O vice-reitor da Furb, professor João Luiz Gurgel Calvet da Silveira, reforçou a importância da relação do CIB com a universidade:

“Este Centro de Inovação já decolou com uma energia extraordinária e isso é muito importante para a cidade”.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt,  ao lado da vice-prefeita Maria Regina Soar, destacou a parceria com o poder público e com a universidade:

“Desde o início, a Furb abraçou a causa do Centro de Inovação porque é aqui que se discute e se vislumbra ações para o bem estar da sociedade. E hoje, estamos oficializando a continuidade de uma ação”.

"Estão sendo feitos estudos para transformação desta área onde fica o CIB no Distrito da Inovação, dando a oportunidade de devolver à cidade um melhor conhecimento desta parte de Blumenau, com a revitalização da margem do Rio Itajaí”.