COOPERATIVISMO

Cresce a participação das mulheres no cooperativismo catarinense

05/07/2021 12:00:00

Cresce a participação das mulheres no cooperativismo catarinense

Um levantamento anual realizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) aponta a expressiva participação da classe feminina no cooperativismo estadual e seu significativo crescimento. 

O total de associados das 251 cooperativas registradas ao Sistema OCESC é de 3.021.094 catarinenses. 

Desse número, 1.225.108 são mulheres.

O relatório aponta que, em 2020, a participação feminina no sistema cooperativista representou 40,55%. 

As mulheres estão presentes nos sete diferentes ramos, sendo que o de consumo concentra a maior parcela de participação, com 51,11% do seu quadro social. 

Os ramos saúde (45,05%) e crédito (42,41%) ocupam a segunda e terceira colocação em número de mulheres cooperadas.

O público feminino tem participação efetiva em todas as atividades das cooperativas, seja nas assembleias, nos cursos, treinamentos, dias de campo, comitês educativos, grupos de trabalho em geral e, inclusive, em cargos de gestão. 

Esse envolvimento garante ainda mais qualidade em todos os processos dentro da cooperativa, uma vez que a mulher, geralmente, é mais detalhista e perfeccionista na execução das tarefas.

FORTALECIMENTO 

Como forma de valorização das mulheres, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (SESCOOP/SC) promove o Programa Mulheres Cooperativistas, destinado às cooperadas, esposas, filhas de cooperados e colaboradoras de cooperativas de qualquer ramo de atividade no Estado. 

O objetivo é oferecer capacitação cooperativista buscando conscientizar, preparar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social das cooperativas.

O presidente do Sistema OCESC, Luiz Vicente Suzin, opina:

“O sexo feminino eleva a qualidade de relacionamento dentro das cooperativas. Elas são objetivas e sabem o que querem. A grande maioria, segue à risca os princípios cooperativistas, facilitando a disseminação dos conceitos para outros públicos. Elas, literalmente, vestem a camisa de suas cooperativas”.