Patrocinado
Saiba por que você deveria aumentar o consumo de frutas no Verão

Saiba por que você deveria aumentar o consumo de frutas no Verão

O consumo regular de frutas é recomendado a pessoas que buscam um estilo de vida saudável. Nas estações mais quentes, são opções refrescantes e saborosas para serem consumidas in natura ou em forma de sucos, vitaminas e outras receitas. Conforme a nutricionista Patricia Acioly, coordenadora do curso de Nutrição da Estácio, ingerir determinados grupos de frutas no verão também pode ser funcional do ponto de vista estético.


“Além de todo todo o benefício que proporcionam pela questão de fornecer energia, água e fibra, importantes para o funcionamento saudável do corpo, são ótimos nutrientes antioxidantes. Ou seja, agora que ficamos mais expostos ao sol, ajudam a prevenir e atenuar o envelhecimento e manchas de pele como o melasma”, explica a professora.


Às pessoas que ainda não tem o hábito de consumir frutas frescas, a nutricionista aconselha que comecem por pratos preparados com este ingrediente. “É verdade que o descasque sempre produz perda de alguma propriedade. Ainda assim, é melhor consumir um suco ou um bolo feito com frutas de verdade do que algo processado que se compra pronto”, alerta Patrícia. Ela observa, apenas, que se o objetivo é perda ou controle de peso, o consumo de sucos deve ser moderado, já que normalmente têm uma grande concentração de frutas e um alto valor energético.


Para quem acredita que é preciso dispor de muito tempo para preparar alimentos em casa, o chef de cozinha e jornalista Saimon Novack afirma que alguns supermercados oferecem frutas já descascadas e fatiadas. Ele ensina duas receitas fáceis e rápidas: carpaccio de melancia e suco de limão, cenoura e mel. “O carpaccio fica com gosto de carne, mesmo. Fica incrível e leve. Já o suco é bem refrescante”. 


Outro atrativo para o consumo de frutas na estação mais quente do ano é o preço. Conforme o gerente de compras de hortifruti e floricultura do Bistek Supermercados, Cristian Disner Gava, as frutas de safra podem ficar até 50% mais baratas nesta época, se a as condições climáticas não tiverem afetado a colheita, por exemplo. Isso acontece por causa do aumento da oferta do produto.

 


Confira as propriedades de alguns grupos de frutas


Abacate

Rico em Vitamina E, praticamente não perde as propriedades com a cocção

Promove a manutenção da hidratação da pele

Ação anti-envelhecimento


Frutas com vitamina C (limão, laranja, abacaxi, acerola, jabuticaba, manga…)

Auxiliam na produção e estão envolvidas na síntese do colágeno, portanto, têm ação anti-envelhecimento

São azedinhas e têm sabor refrescante, que combina com o Verão

 

Frutas vermelhas (moranguinho, mirtilo, açaí, melancia…)

Ajudam na prevenção e atenuam celulite

Mantèm a saúde dos vasos sanguíneos e contribuem para circulação do sangue e oxigenação dos tecidos

 

Neste verão use e abuse de frutas e muita água para garantir uma boa hidratação.

 


Patrocinado