CURSOS

SENAI oferece cursos rápidos, personalizados e dentro das empresas

23/06/2021 14:00:00

SENAI oferece cursos rápidos, personalizados e dentro das empresas

O SENAI está realizando o projeto “Cursos Rápidos In Company, com formações de curta duração e personalizadas. 

A ideia é levar praticidade e formação rápida e versátil.

Entre janeiro de 2019 e junho de 2021, cerca de 3 mil empresas foram atendidas em cursos rápidos do SENAI.

O SENAI conta com especialistas em diferentes áreas para trabalhar junto às empresas na busca de melhores indicadores por meio de capacitações rápidas, assertivas e customizadas.

Entre as empresas que optaram por esse tipo de formação está a Librelato Implementos Rodoviários, de Içara.

De acordo com a gerente de RH da empresa, Ivanize Bez Batti, há anos a Librelato atua em parceria com o SENAI, principalmente na oferta de cursos para pessoas da comunidade que são previamente selecionadas para formação, como de soldador básico, por exemplo. 

O curso de solda já atendeu cerca de 220 alunos em 12 turmas.

Outro exemplo é o de Gestão da Produção, que no final do ano passado teve a participação de 50 profissionais. 

O atendimento à comunidade iniciou em 2018 com mais 300 pessoas qualificadas. Ivanize explica que os ganhos em relação à produtividade e aproximação do colaborador com a empresa é imenso. 

Quem também investe no desenvolvimento dos colaboradores é a Zen S.A, de Brusque. 

A fabricante de peças automotivas realiza treinamentos operacionais customizados, visando capacitar colaboradores contratados para as linhas de produção. 

A gerente de RH da Zen, Schirlei Knihs Freitas, afirma que o desenvolvimento faz parte da estratégia da empresa, na busca da excelência operacional e de conquistar e manter o orgulho do time de profissionais.

A empresa acredita que ter colaboradores qualificados é um diferencial competitivo importante para a organização. 

Segundo ela, já na primeira semana de trabalho, os novos colaboradores das áreas de usinagem e conformação são encaminhados para o SENAI para uma qualificação que pode ter de 32 a 56 horas, dependendo da área de atuação. 

O treinamento é 100% subsidiado pela Zen e os colaboradores o realizam em horário de trabalho. 

Mais de 200 colaboradores da Zen já passaram pelos treinamentos do SENAI desde setembro de 2018. 

Segundo Schirlei, o destaque para esses cursos está na personalização do conteúdo de acordo com as necessidades:

“Conseguimos transportar para os treinamentos a realidade da nossa fábrica, fazendo com que os colaboradores possam se desenvolver em um ambiente preparado para o aprendizado e com as mesmas características da nossa operação”. 

"O processo de elaboração do conteúdo também é um diferencial: o docente especialista do SENAI responsável pelos cursos visitou a empresa, entendeu as dificuldades do processo, conversou com novos colaboradores e líderes e construiu um treinamento com as nossas características”.

O líder de negócios de cursos rápidos SENAI, Rômulo Thales Azevedo, destaca:

“Desenhamos o melhor curso, de qualificação ou aperfeiçoamento profissional, para desenvolver os trabalhadores, além de definir em conjunto o melhor local para realizá-lo: nas unidades do SENAI ou na própria empresa”.

“Os trabalhadores mais qualificados aumentam a produtividade e a eficiência operacional, além do que a formação promove a integração e a retenção dos profissionais”.