INOVAÇÃO

Laboratório de Inovação Ailos aposta em experimentos para transformar atendimento a cooperados

14/06/2021 11:00:00

Laboratório de Inovação Ailos aposta em experimentos para transformar atendimento a cooperados

Em 2020, o Sistema Ailos incluiu inovação no planejamento estratégico elaborado para nortear os trabalhos por 10 anos. 

Este objetivo prevê oferecer, cada vez mais, comodidade e benefícios para os cooperados através da melhora de produtos e serviços já existentes para facilitar alguma tarefa, aumentar ou criar entregas de valor e gerar novos negócios.

Além do apoio e engajamento com programas como o Startup SC, SEBRAE/SC e Scale Up Fintech Endeavor, o Ailos também tem investido em programas próprios. 

Um exemplo disso é o Laboratório de Inovação (Lab), que surgiu com os objetivos de acelerar, reconhecer, transmitir e praticar a inovação no Sistema

O Lab atua por meio de três frentes: 

  • inovação corporativa, cujo foco é oportunizar uma mudança de pensamento nos colaboradores para que promovam a inovação.
  • inovação aberta, que se dispõe a gerar novos negócios e processos por meio da conexão com o ecossistema de inovação.
  • experimentação, que visa catalisar a validação e teste de possíveis soluções para problemas complexos utilizando a tecnologia.

Por se tratar de uma cooperativa, em que um dos princípios é uma gestão democrática, os testes das soluções são feitos em parceria com os próprios cooperados. 

O processo acontece da seguinte maneira: 

  • etapa de briefing (entendimento do problema e/ou da demanda das cooperativas),
  • estudo de fornecedores.
  • construção do Mínimo Produto Viável (MVP).
  • testes com usuários reais (é nesta etapa que os cooperados podem participar).
  • compilação de resultados.
  • apresentação.
  • evolução do experimento com a área de negócio. 

FACILIDADES A UM CLIQUE DE DISTÂNCIA 

Além das soluções que ainda estão sendo desenvolvidas, o Ailos possui diversos serviços que são frutos da busca constante pela inovação.

Um deles é o Ailos Aproxima, que nasceu no Laboratório de Inovação, com colaborações da Viacredi e Central Ailos.

Foi lançado no início da pandemia, em 2020. 

O teste do marketplace da instituição foi realizado via inovação aberta com a startup Hallo e teve sua prova de conceito (PoC) realizada por meio de colaboradores do sistema Ailos vendendo serviços ou produtos (próprios ou de terceiros) até ser disponibilizado a todos os cooperados. 

Em junho deste ano, a plataforma já contava com mais de 3 mil vendedores e mais de 8 mil anúncios ativos que podem ser acessados através do site www.ailosaproxima.coop.br, por aplicativo disponível no Google Play e App Store ou ainda pela home do aplicativo Ailos.

Outro aplicativo nascido no Laboratório de Inovação e que vem suprir uma necessidade que ficou ainda mais latente para as cooperativas durante a pandemia é o Seja Ailos, que permite a admissão de novos cooperados de forma 100% digital. 

Ele foi lançado em agosto de 2019 como piloto com a Credifoz e agora faz parte de todas as cooperativas do Sistema. 

Em apenas um ano, os resultados impressionam: foram mais de 10 mil aberturas de contas digitais através da plataforma. 

Até maio deste ano, mais de 38,6 mil pessoas já aderiram às cooperativas do Sistema Ailos, tornando-se cooperados através da solução, que atualmente foi 100% incorporada ao aplicativo Ailos.

ATENDIMENTO EM LIBRAS E EDUCAÇÃO FINANCEIRA 

No momento, várias soluções estão em fase de testes. 

Uma delas é o atendimento em LIBRAS. 

O atendimento em LIBRAS surgiu através da necessidade de um colaborador com deficiência auditiva. 

Foram mapeados mais de 200 cooperados surdos ou com algum tipo de deficiência auditiva no Sistema. 

A empresa acredita que a inclusão no atendimento pode ajudar a atrair mais cooperados. 

O experimento aconteceu em maio e contou com a participação de colaboradores, cooperados e não-cooperados. 

O teste de um canal de atendimento por meio de vídeo-chamadas, contando com intermediação de um tradutor de LIBRAS, tinha o intuito de facilitar o acesso a um serviço de atendimento inclusivo de qualidade. Já foram realizados 28 atendimentos, sendo avaliados como ótimo por 75% dos respondentes. 

O experimento foi considerado um sucesso e a solução de atendimento em LIBRAS deve ser implementada pelo SAC ainda este ano.

Outra solução é voltada para a educação financeira do cooperado. 

O Ailos está rodando uma prova de conceito (PoC) com a Investplay, uma plataforma de educação financeira com trilhas de educação baseadas em games, em que o cooperado tem a possibilidade de aprender e evoluir de uma forma imersiva através de um jogo. 

Em 30 dias de testes, já foram cerca de 200 usuários inscritos na plataforma.

Paula Thais Cardozo, coordenadora do Laboratório de Inovação da Central Ailos, pontua:

“O Laboratório experimenta novas possibilidades de solução para problemas complexos, estratégicos ou ainda demandas de mercado em curto espaço de tempo, reduzindo custos e trazendo aprendizados antes de algo virar produto, processo, serviço ou nova tecnologia”.

“O Ailos Aproxima funciona como uma plataforma de negócios, em que o cooperado pessoa jurídica pode divulgar seus produtos e serviços de forma gratuita". 

"Assim os compradores, cooperados ou não, têm a oportunidade de apoiar o negócio local entrando em contato direto com a empresa, dando maior visibilidade para o empreendedor e fazendo com que a economia local se desenvolva e gere empregos nas regiões”.

“Nosso principal foco é o relacionamento com o cooperado. É nisso que queremos nos diferenciar das demais instituições". 

"Ele é o nosso maior bem, é para ele que dedicamos nossos maiores esforços, tanto para gerar valor direto quanto para as comunidades onde as cooperativas estão inseridas, gerando valor por meio da educação financeira e do incentivo às iniciativas de empreendedorismo e inovação".