SUSTENTABILIDADE

Furb comemora resultado da parceria com o programa Acib Recicla

08/06/2021 10:00:00

Furb comemora resultado da parceria com o programa Acib Recicla

A Universidade Regional de Blumenau (Furb) é uma das instituições que participam do programa Acib Recicla, uma parceria entre a Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e a Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos. 

Um dos PEV’s (Ponto de Entrega Voluntária), que era itinerante, já saiu da universidade com resultado bastante positivo. 

O outro ponto é permanente e continua na Furb, instalado no Centro de Inovação, que fica dentro do Campus 2 da Furb, onde toda a comunidade pode descartar seus eletroeletrônicos sem uso.

O QUE PODE SER DESCARTADO? 

Entre os materiais que podem ser descartados nos PEVs estão eletrodomésticos como ventiladores, micro-ondas, telefones ou ferros elétricos.

 A comunidade também pode descartar materiais como computadores, notebooks, celulares, e seus acessórios, monitores, centrais telefônicas, walkie-talkies, aparelhos telefônicos, rádios, aparelhos de CD, DVD ou Bluray, aparelhos de som, equipamentos diversos com placas de circuito impresso, cabos e fios em geral, ou qualquer aparelho com componentes eletrônicos.

Não podem ser destinados ao PEV materiais como lâmpadas, pilhas, baterias, toners e cartuchos de impressão, disquetes, CDs, DVDs, fitas VHS e eletrodomésticos contendo gases perigosos, como geladeiras, aparelhos de ar condicionado e fogões.

Flávia Keller Alves, da Comissão do Meio Ambiente da Furb, comenta:

"Houve bastante procura pelo Pronto de Entrega Voluntária do Campus 1, no qual foram depositados notebooks, celulares, modens, fontes, entre outros equipamentos e eletrodomésticos trazidos pela comunidade interna e externa que, muitas vezes, não sabe onde deve descartar este tipo de material para que tenha um destino correto”.

"Foi muito importante para a Furb contribuir com a comunidade para a coleta e destinação adequada deste tipo de material. E a campanha continua no Centro de Inovação, com o PEV fixo”.