EMPRESAS

Governo de SC entrega licença para conclusão de projeto de expansão da empresa Westrock

28/05/2021 16:00:00

Governo de SC entrega licença para conclusão de projeto de expansão da empresa Westrock

Em ato realizado na manhã desta sexta-feira (28), o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), realizou a entrega da Licença Ambiental de Operação da ampliação da empresa Westrock Celulose, Papel e Embalagens Ltda, localizada no município de Três Barras, no Planalto Norte.

Com a ampliação, a fábrica aumenta a capacidade de produção da linha de papéis de alta performance de 470 mil toneladas por ano para cerca de 685 mil toneladas/ano. 

Os papéis são produzidos a partir de fibras virgens de eucalipto e pinus.

As obras foram direcionadas, principalmente, para ampliação e otimização dos recursos industriais existentes, incluindo a instalação de novo pátio de madeira, ampliação das linhas de celulose, novas caldeiras de força de recuperação e ampliação das máquinas de papel, além da instalação de equipamentos de suporte à produção.

Segundo a empresa, com as alterações a fábrica de papel de Três Barras aumenta a eficiência de aproveitamento da madeira para geração de celulose, matéria prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente. 

Os investimentos também impactam positivamente a eficiência energética, aumentando a autossuficiência da fábrica de 55% para 85%.

Durante o ato de entrega da licença, o governador de SC, Carlos Moisés da Silva, ressaltou que o estado tem que comemorar quando uma empresa decide ampliar a planta, expandindo os negócios e gerando ainda mais economia, renda e emprego. 

A expansão da unidade começou em fevereiro de 2019 com investimento em torno de U$345 milhões, o equivalente a quase R$2 bilhões. 

Ao longo dos cerca de 15 meses de projeto, a obra de ampliação gerou mais de 11 mil empregos. 

A Licença Ambiental de Operação (LAO) é mais uma etapa para a conclusão do projeto de expansão da empresa.

O presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, destacou:

"O Instituto tem como missão aliar o desenvolvimento e a sustentabilidade, atuando de forma cada vez mais célere. O licenciamento de expansão da Westrock cumpriu todas as determinações legais.

"Serve de referência pela qualidade dos estudos apresentados, sempre norteados pelo cuidado ambiental. Por isso, o IMA fez sua parte para a emissão da licença para este projeto que vai beneficiar toda a região”.