INVESTIMENTOS

Santa Catarina participa do maior evento de atração de investimentos da América Latina

26/05/2021 12:00:00

Santa Catarina participa do maior evento de atração de investimentos da América Latina

O Governo do Estado levará o modelo do Programa Invest SC ao Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF), evento que ocorrerá na próxima segunda (31) e terça-feira (1º), de forma virtual. 

Participarão representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), de Assuntos Internacionais (SAI), da Fazenda e da SCPar.

ESTANDE SANTA CATARINA 

No estande reservado ao Estado no maior evento internacional sobre atração de investimentos estrangeiros para o Brasil, a SAI recepcionará investidores do mundo todo, embaixadores, cônsules, grandes bancos, escritórios de advocacia, dentre outros, que prospectam no Estado os melhores locais para se instalar.

O governador Carlos Moisés enviará dois vídeos para o estande SC: um de boas vindas ao Estado, em que explica o ambiente favorável para se investir em Santa Catarina, e o outro abordando o novo complexo hospitalar de Florianópolis.

INVEST SC

O Programa para atração de investimentos e incentivos a novos negócios para o Estado de Santa Catarina (Invest SC) busca prospectar e auxiliar o investidor em potenciais projetos de investimentos e novos negócios para o território catarinense.

Para a atuação do Invest SC, o Governo instituiu o Núcleo Interinstitucional – presidido pelo secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon – que, dentre outras atividades, supervisiona e orienta as ações do grupo de trabalho do qual a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais é integrante.

FÓRUM DE INVESTIMENTOS BRASIL 2021

O BIF (Brasil Investment Forum, em inglês) é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Ministério da Economia e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Reunirá autoridades do setor público, setor privado nacional e internacional, pesquisadores e formadores de opinião para diálogos sobre oportunidades de investimento em setores estratégicos da economia brasileira.

Nesta edição, o Fórum destacará as oportunidades de investimento em setores estratégicos, como agronegócios, energia, infraestrutura, inovação, saúde e tecnologias, entre outros.

Haverá painéis de discussão com representantes dos governos e CEOs de importantes multinacionais, sala de apresentação de projetos públicos e privados no Brasil que estão buscando aporte de investimentos e a oportunidade de networking com representantes de governos estaduais e participantes.

A abertura do evento, que será 100% online, será feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo presidente do BID, Luis Alberto Moreno, e pelo presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe.

O secretário executivo de PPPs da SCPar, Ramiro Zinder, informou:

“A PPP do Complexo Hospitalar de Florianópolis está sendo estruturada com apoio do BID e será referência para toda América Latina. Prevemos cerca de R$ 600 milhões em investimentos privados para construção, operação e manutenção deste equipamento”.

O secretário da SDE, Luciano Buligon, comenta: 

"O Fórum é muito importante para Santa Catarina por ser um ambiente único que reúne em uma mesma oportunidade, protagonistas estratégicos no diálogo de prospecção para novos negócios e investimentos no Estado". 

“Levaremos ao Fórum, a Invest SC, que é a nossa porta de entrada para receber investidores e prospectar novos negócios".

A secretária da SAI, Daniella Abreu, explicou:

“A participação de Santa Catarina no BIF vem sendo alinhada desde o início do ano durante pautas que participamos em Brasília. No mês passado, fomos à Apex-Brasil e alinhamos com o gerente de Relações Institucionais e Governamentais, Roberto da Cunha, a presença do Estado tanto no Fórum de Investimentos Brasil quanto na Expo Dubai, que ocorrerá a partir de 1º de outubro”.