EXPORTAÇÃO

SC registra alta de 54% no faturamento com as exportações de carne suína em abril

24/05/2021 13:00:00

SC registra alta de 54% no faturamento com as exportações de carne suína em abril

Maior produtor nacional de carne suína, Santa Catarina mantém crescimento nas exportações e amplia em 54% o faturamento com os embarques em abril. 

No último mês, o agronegócio catarinense exportou mais de 50 mil toneladas de carne suína.

Foram geradas receitas que passam de US$ 123,7 milhões, o segundo maior valor da série histórica iniciada em 1997. 

Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

O desempenho no mês de abril consolida a retomada das exportações catarinenses de carne suína e a presença internacional em importantes mercados consumidores. 

Foram 50 mil toneladas embarcadas, o quinto melhor resultado já registrado pelo Estado, e 41,7% a mais do que no mesmo período do ano anterior.

O faturamento também superou as expectativas e foi o segundo maior em 24 anos, ficando atrás apenas do registrado em março deste ano.

Segundo o analista da Epagri/Cepa, Alexandre Giehl, o resultado se deve ao crescimento nos embarques para a China, Chile, Hong Kong e Filipinas.

As exportações se tornaram a válvula de escape do setor produtivo para enfrentar os altos custos de produção. 

PRINCIPAIS MERCADOS 

As Filipinas foram o grande destaque de abril. 

SC ampliou em 1.271% o faturamento com os embarques para aquele país, que foi o quarto maior destino da carne suína produzida no estado no último mês.

A China segue como o maior comprador do produto, com 20,1 mil toneladas no último mês.

Foram 55,7% a mais do que no mesmo período de 2020. 

O Chile, segundo no ranking de exportações, também ampliou as importações em 130,6%.

Veja o que diz o governador Carlos Moisés:

“O resultado mostra a força do agronegócio catarinense. Santa Catarina, com 1,12% do território brasileiro, é um modelo para todo país". 

"Reforço nosso reconhecimento e apoio para que os produtores rurais tenham ainda mais qualidade de vida e renda e sigam cumprindo sua importante missão de alimentar os catarinenses e o mundo”.

O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, destaca:

"Mais uma vez Santa Catarina se destaca no cenário nacional pela excelência do seu agronegócio. Abril foi um mês muito positivo para as exportações de carne suína, o que demonstra a qualidade da produção catarinense e traz um novo fôlego para o setor produtivo, que vem sofrendo com a alta no preço dos insumos". 

"O bom desempenho do agro no mercado internacional impacta diretamente na economia do nosso estado, gerando empregos e renda para os catarinenses".

Alexandre Giehl, analista da Epagri/Cepa, explica:

"Apesar dos bons resultados no mercado externo, o setor segue com preocupações, já que o milho e a soja, principais componentes da ração, não mostram sinais de arrefecimento". 

"De qualquer forma, as exportações seguem sendo importantes para o enxugamento dos estoques internos, evitando desequilíbrios ainda maiores nos preços pagos aos produtores".