GERAL

Distribuidoras e permissionárias de energia elétrica têm até o dia 31 de agosto para se adequar à NF3e

13/05/2021 14:30:00

Distribuidoras e permissionárias de energia elétrica têm até o dia 31 de agosto para se adequar à NF3e

A conta de energia elétrica vai sofrer mudanças. 

A partir de 1º setembro deste ano, as distribuidoras e permissionárias estão obrigadas a emitir a NF3e, Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica, que irá substituir o atual documento impresso. 

Mas, antes disso, é possível aderir voluntariamente ao novo documento, nas unidades federadas que disponibilizam o serviço de autorização. 

A adesão já começou na maioria dos Estados. 

No Distrito Federal, Amapá e Piauí, o início do período de adesão está previsto para julho de 2021.

O diretor técnico da Inventti Soluções Empresariais, Tibério César Valcanaia, explica que o projeto é grandioso pois envolve todos os lares e empresas em território nacional e que é importante se adequar o quanto antes. 

Conforme dados da Aneel, o setor elétrico Brasileiro atende cerca de 80 milhões de unidades consumidoras, dos mais diversos tipos e perfis, por meio de quase uma centena de concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica.

Considerada uma das maiores empresas de edocs do Brasil com mais de 1 bilhão de documentos fiscais emitidos por ano e 30 mil clientes, a Inventti, que possui sede em Blumenau, já está atuando neste segmento. 

A empresa já está implantando a NF3e em empresas que ultrapassam 4 milhões de faturas/mês.

Neste projeto, o ambiente para a emissão do novo documento eletrônico foi integrado ao SAP, ERP global e com foco em “Utilities”. 

A integração pode ser realizada através de diversos modelos, onde destacamos as APIs de integração (ou Web-Services), todos com foco em performance e alta disponibilidade. 

Estas integrações podem considerar sistemas legados (desenvolvidos pela própria empresa) ou com soluções conhecidas no mercado (onde temos a integração pronta – plug-and-play)

Outro fator importante é que o sistema para NF3-e pode ser disponibilizado em ambientes on-premise (na casa do cliente) ou SaaS (solução 100% cloud de alta disponibilidade). 

Para acelerar as implantações e a volumetria envolvida nestas operações a Inventti já disponibilizou um novo datacenter com alta disponibilidade e redundância regional (SP e PR).

BENEFÍCIOS 

Os benefícios para as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica são:

  • o controle e confiabilidade das informações contidas na NF3e.
  • redução de custos para impressão e distribuição dos documentos.
  • simplificação das obrigações acessórias.
  • melhoria no relacionamento eletrônico com clientes.

O incentivo ao uso de novas tecnologias, redução de uso de papel, simplificação da Escrituração Fiscal e contábil são alguns dos benefícios percebidos para a sociedade de forma geral.

Valcanaia explica que o projeto de implantação é muito rápido e simplificado:

“Graças a nossa grande experiência no segmento de documentos fiscais eletrônicos, conseguimos fazer a implantação de um projeto de grande porte em apenas 13 semanas, o que é bastante significativo tendo em vista o elevado volume de emissões das empresas deste ramo”.

"Todos os sistemas da Inventti podem ser facilmente integrados a outras soluções, como sistemas de gestão empresarial (ERP) e sistemas legados". 

“Unimos o conhecimento da Inventti em documentos fiscais eletrônicos, nosso core-business, a outras ferramentas essenciais para o dia a dia das empresas". 

"É a melhor forma de aperfeiçoar os processos que tratam Documentos Fiscais, trazendo benefícios como redução de custos, atualização constante e o melhor da expertise de eDOCs sempre disponível”.