Patrocinado
A importância do fonoaudiólogo na saúde auditiva do idoso

A importância do fonoaudiólogo na saúde auditiva do idoso

Conteúdo oferecido por Comunicare Aparelhos Auditivos.
A Comunicare Aparelhos Auditivos é uma empresa voltada à reabilitação auditiva de excelência. 
Leia esta e outras notícias sobre saúde e bem estar no 
Blog da Comunicare.

Em Blumenau estamos na rua Floriano Peixoto, 433.
Edifício Paul Cézanne, Loja 5, no bairro Jardim Blumenau.
Telefone: (47) 3288-0895.

 

A perda auditiva é uma alteração orgânica que faz parte do envelhecimento natural e necessita de um acompanhamento profissional para a manutenção da qualidade de vida.

importância do fonoaudiólogo se faz presente desde o primeiro contato do idoso com esse especialista no exame de audiometria.

Com o processo de perda da audição, o paciente começa a sofrer com sentimentos de insegurança, medo e incapacidade.

Nessa fase, o trabalho do fonoaudiólogo é essencial para mostrar como o aparelho auditivo pode melhorar a sua qualidade de vida e ajudá-lo na adaptação.

 

Qual a importância do fonoaudiólogo na saúde auditiva?

O fonoaudiólogo especializado em audiologia é conhecido também como audiologista.

Esse profissional identifica, avalia, trata, habilita e reabilita pacientes com alterações auditivas, podendo atuar em equipes de profissionais formadas por diversas áreas.

Além disso, ele atua na seleção e na adaptação de próteses, treinamento auditivo, orientações quanto à audição, avaliações periódicas, leitura orofacial e terapia da fala.

A prótese auditiva é o início do processo de reabilitação que necessita do trabalho especializado do fonoaudiólogo para a eficácia no tratamento.

Por meio do acompanhamento desse profissional, o idoso readquire autoconfiança e aceita melhor todas as etapas envolvidas na recuperação da audição.

 

Por que o acompanhamento de um especialista é necessário?

As consultas frequentes com o especialista em audiologia ajudam no tratamento e na compreensão da necessidade de garantir uma convivência mais harmoniosa entre o usuário de aparelhos auditivos e o seu meio social.

Veja, a seguir, os principais aspectos que são beneficiados pelo acompanhamento do fonoaudiólogo.

  1. Identificação do grau de perda auditiva: O fonoaudiólogo tem papel fundamental para a identificação do grau de perda auditiva por meio do exame de audiometria.

  2. Adaptação de aparelhos auditivos: Quando é indicada a utilização do aparelho, inicia-se o acompanhamento da adaptação do idoso. Esse processo necessita de visitas periódicas à clínica para ajustes e revisões necessárias. O acompanhamento contínuo tem por objetivo a busca pelo melhor atendimento às necessidades do paciente, orientando para que ele consiga utilizar todos os recursos e obter o máximo aproveitamento do seu aparelho. A adaptação é a etapa mais importante do processo de reabilitação auditiva, pois é quando o cérebro recebe novos sons, estimulando uma nova aprendizagem, que ocorre, normalmente, em um período de 3 a 5 meses, melhorando o entendimento das palavras.

  3. Adesão ao tratamento: Em meio a tantas dúvidas e transformações, o papel do fonoaudiólogo é fundamental para que o paciente possa entender, de fato, o que é o aparelho auditivo e como ele pode ajudar a resgatar a qualidade de vida nas atividades cotidianas, aderindo, da melhor forma, ao tratamento.

  4. Sucesso no tratamento: Identificar a melhor solução para o paciente envolve mais do que o uso do aparelho auditivo. As estratégias que facilitem o desempenho do usuário na comunicação e, principalmente, na aceitação e na melhor convivência com essa nova condição, são aspectos fundamentais.

Dessa forma, o trabalho do fonoaudiólogo continua na adaptação, procedendo às regulagens e interferências necessárias, bem como orientando e proporcionando suporte ao usuário e à sua família para o sucesso do seu tratamento.

 

Desenvolvimento de habilidades da audição

O profissional também atua no desenvolvimento das habilidades de audição por meio de treinamentos auditivos, que utilizam estimulações intensas para fortalecer as estruturas cerebrais e as redes neurais, associadas ao Processamento Auditivo Central (PAC).

O treinamento é realizado em cabine acústica, com um fonoaudiólogo, que atua com base nas dificuldades auditivas identificadas, estimulando os processos auditivos. Para tanto, o paciente realiza atividades que envolvem a memória e a discriminação de sons com intensidades ou frequências diferentes.

 

Evitamento da progressão de problemas auditivos

Todos os cuidados prestados no acompanhamento pelo fonoaudiólogo durante o processo de reabilitação auditiva, como exames, avaliações e exercícios, evitam que a perda da audição progrida.

 

Recuperação da autoestima do paciente idoso

Muitas vezes, por falta de oportunidade com os familiares, o paciente idoso tem uma grande necessidade de ser ouvido e de conversar. Nesse sentido, o fonoaudiólogo pode oferecer uma atenção especial, com base em sua habilidade profissional.

A relação estabelecida entre as duas partes envolvidas no processo de reabilitação auditiva ajuda na retomada da autoestima do idoso, que se mostra feliz e pode até chegar ao ponto de mudar a forma de se vestir e de se comunicar.

A atuação do profissional e a utilização do aparelho auditivo devolvem ao paciente o interesse de assistir a filmes na televisão, de participar de conversas com amigos e familiares, de sair de casa e de outras atividades abandonadas devido à perda da audição.

 

Como o fonoaudiólogo pode ajudar na escolha do aparelho auditivo?

Por meio do exame de audiometria, o fonoaudiólogo avalia a capacidade auditiva do paciente para ouvir diferentes tipos de sons e identificar a fala das pessoas.

Dessa forma, o profissional consegue obter informações sobre o nível da perda de audição e indicar o aparelho mais adequado para cada caso.

 

Tamanho e tipo de aparelho auditivo

Há uma grande variedade de aparelhos auditivos, e isso dificulta a escolha do melhor produto de acordo com as necessidades.

Nesse momento, o profissional é um grande aliado e consegue indicar o melhor modelo com base nas informações sobre as habilidades de comunicação, o estilo de vida, a causa da perda de audição e as principais necessidades de tecnologia.

É possível e altamente recomendável que o paciente teste o aparelho auditivo antes de realizar a compra.

Essa é a indicação da Comunicare, uma empresa séria que valoriza a satisfação do cliente, proporcionando suporte de fonoaudiólogos para a escolha do aparelho e acompanhamento durante todo o processo de adaptação.


Patrocinado