SUSTENTABILIDADE

Furb e Centro de Inovação recebem pontos de coleta do programa Acib Recicla

19/04/2020 00:30:00

Furb e Centro de Inovação recebem pontos de coleta do programa Acib Recicla

A Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o Centro de Inovação de Blumenau (CIB) estão participando do programa Acib Recicla.

Trata-se de uma parceria entre a Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e a Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos.

O Pontos de Entrega Voluntária (PEV) localizado no térreo do Bloco K, no Campus 1 da FURB, é itinerante, que circula entre as empresas participantes do Acib Recicla.

Ele fica no local até o final de maio. 

Já o PEV instalado no Centro de Inovação Blumenau, que fica dentro do Campus 2, será um ponto permanente onde toda a comunidade poderá descartar seus eletroeletrônicos sem uso.

Entre os materiais que podem ser descartados nos PEVs estão eletrodomésticos como ventiladores, micro-ondas, telefones ou ferros elétricos. 

A comunidade também pode descartar materiais como computadores, notebooks, celulares, e seus acessórios, monitores, centrais telefônicas, walkie-talkies, aparelhos telefônicos, rádios, aparelhos de CD, DVD ou BLURAY, aparelhos de som, equipamentos diversos com placas de circuito impresso, cabos e fios em geral, ou qualquer aparelho com componentes eletrônicos.

Não poderão ser destinados ao PEV materiais como lâmpadas, pilhas, baterias, toners e cartuchos de impressão, disquetes, CDs, DVDs, fitas VHS e eletrodomésticos contendo gases perigosos, como geladeiras, aparelhos de ar condicionado e fogões.

A Furb, seguindo a sua Política Ambiental, faz a destinação adequada de todos os resíduos que gera em suas atividades, sejam eles resíduos perigosos, sólidos recicláveis, de obras, resíduos comuns ou de saúde. 

Agora, através dos trabalhos institucionais do Sistema de Gestão Ambiental da Universidade, que procura fomentar a cultura ambiental e se alinhar ao conceito de Universidade Verde, os servidores, estudantes e a comunidade externa também têm a oportunidade de descartar seus eletroeletrônicos de forma responsável e adequada, contribuindo com a preservação ambiental.

A empresa Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos trabalha com a destinação adequada para esse tipo de resíduos eletrônicos.

A empresa também recolhe máquinas mais complexas e peças de manutenção industrial como transformadores, painéis de controle e disjuntores.