TECNOLOGIA

Tecnologias catarinenses estão em quatro das 15 cidades mais transparentes

14/04/2021 14:00:00

Tecnologias catarinenses estão em quatro das 15 cidades mais transparentes

Tecnologias desenvolvidas em Santa Catarina estão presentes na gestão pública de quatro das 15 cidades mais transparentes do Brasil. 

É o que indicam os dados da 2ª edição da Escala Brasil Transparente.

Trata-se de uma avaliação 360º, publicada pelo Mapa Brasil Transparente da Controladoria-Geral da União (CGU).

Ela avalia o grau de transparência dos municípios e estados brasileiros (confira o ranking completo). 

O atual ranking nacional aponta oito municípios empatados na primeira colocação quando o assunto é transparência, todos com nota 10 no quesito.

São eles: Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Linhares (ES), Londrina (PR), Mesquita (RJ), Recife (PE), São Pedro da Aldeia (RJ) e Sobral (CE). 

Dessas, as capitais do Mato Grosso do Sul e da Paraíba utilizam soluções digitais catarinenses desenvolvidas pela Softplan, empresa de Florianópolis referência em softwares para governos no país.

Suas soluções auxiliam na gestão pública municipal. 

Hoje a tecnologia é considerada uma das principais fomentadoras da formação de governos mais transparentes, ágeis e eficientes do país.

Na sequência do ranking aparecem Campo Alegre (AL), Itaúna (MG), Juiz de Fora (MG),Oriximiná (PA) e Criciúma, ambos com nota 9,95.

Logo em seguida vem Gaspar e Fortaleza (CE), com índices de 9,91 e 9,9, respectivamente.

CONHEÇA TECNOLOGIAS DE SC QUE AJUDAM A LEVAR TRANSPARÊNCIA À GESTÃO PÚBLICA

SAFF 

Uma solução digital específica para a administração físico financeira de projetos cofinanciados que tenham recursos vindos de instituições financeiras internacionais. 

Permite gerar eficiência e segurança na condução de projetos complexos, possibilitando garantir o recebimento de desembolsos de acordo com o cronograma de execução; prestação de contas para diversos agentes de controle; obediência aos termos do empréstimo; suscetibilidade à gestão cambial; entre outros. 

O SAFF é capaz de aumentar a precisão e a transparência das informações relacionadas ao planejamento, execução e controle exigidas do início ao fim do projeto.

Obras.gov 

É um software de gestão inteligente de obras públicas que contempla todas as informações de contratos vigentes, promovendo transparência e ajudando a garantir eficiência e agilidade em todos os processos. 

Permite a formulação de orçamentos e o gerenciamento de contratos, além de prover o acompanhamento das medições das obras de forma 100% digital. 

É possível, por exemplo, gerar relatórios e monitorar as atividades do contrato do orçamento até a entrega. 

O quesito transparência também é reforçado pelo Mapa Interativo de Obras, que conta com informações atualizadas como o prazo de entrega, recursos investidos e fotos. 

Com o sistema, qualquer cidadão pode acompanhar em tempo real, na internet, o andamento dos projetos e contratos sob responsabilidade do órgão.

Janderson Reis, gerente Comercial e de Marketing da Unidade de Gestão Pública na Softplan, afirma:

“Os resultados mostram que a escolha de softwares especializados na gestão pública pode ser determinante no posicionamento no ranking”. 

“As prefeituras de João Pessoa e de Campo Grande são exemplos disso: ambas obtiveram nota máxima na avaliação de transparência e utilizam o software SAFF para gerenciamento de projetos cofinanciados junto a bancos internacionais”. 

“Outro cliente do sistema foi a Prefeitura de Fortaleza, que também aparece na lista”. 

“Criciúma é outra cidade que avança na adesão digital, está bem colocada no ranking, e recentemente adquiriu o software Obras.gov, voltado para a gestão de obras públicas, que dará mais visibilidade e transparência ao controle e à execução de contratos”.