COMÉRCIO

Supermercados puxaram desempenho positivo do comércio de SC em 2020

14/04/2021 11:00:00

Supermercados puxaram desempenho positivo do comércio de SC em 2020

Um artigo publicado na Revista NECAT, elaborada pelo Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da UFSC, investiga os efeitos da pandemia na dinâmica do comércio brasileiro e catarinense em 2020.

O texto assinado por Lilian de Pellegrini Elias, economista com doutorado em desenvolvimento econômico pela Unicamp e pesquisadora do Necat/UFSC, aponta que o desempenho da atividade de “Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” (15,4%) em SC, puxou os resultados positivos do comércio (5,6%) no acumulado do ano, posicionando o estado com o 5º melhor volume de vendas do país. 

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), publicada mensalmente pelo IBGE.

A mudança no comportamento de consumo do catarinense refletiu diretamente nos números. 

Houve um redirecionamento de parte da demanda de outros setores para as atividades de varejo, na medida em que a população substituiu o consumo de alimentação e bebidas fora de casa pelas compras em hipermercados e supermercados. 

Segundo a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), o setor fechou o ano com um investimento estimado de R$ 1 bilhão, uma das maiores expansões da história do setor.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

A Fecomércio SC acompanha os principais indicadores ligados ao setor e colaborou com dados neste artigo.

A entidade publica anualmente cerca de 60 pesquisas, sondagens e índices. 

Além de apurar mensalmente três indicadores que tiram a temperatura do mercado, a entidade mapeia o comportamento de consumo com três pesquisas (intenção de consumo, resultado de vendas e avaliação do consumidor) das datas comemorativas e faz leituras conjunturais

A Federação traça ainda um raio-x do turismo no Estado, com pesquisas sobre o Verão, Inverno, Festa do Pinhão, Inverno, Festival de Dança e Oktoberfest.