NEGÓCIOS

Especialista aponta quais são as principais vantagens da análise de mercado

01/04/2021 12:30:00

Especialista aponta quais são as principais vantagens da análise de mercado

Potencializar o faturamento da empresa é um dos objetivos de qualquer empresário.

Para o especialista em Estratégia de Negócios e Administrador, Everto Farina, grandes resultados podem ser alcançados se o empreendedor tiver ciência do tamanho do seu mercado, sendo a Análise de Mercado uma grande aliada.

A premissa da Análise de Mercado são as informações que fortalecerão cada negócio.

Farina explica que este é um processo de coleta de dados, que ajuda a compreender a relação entre clientes, empresas e concorrentes e assim adquirir vantagem competitiva e aumentar o faturamento.

Para o especialista, os três principais itens da Análise de Mercado são:

  1. Público: aqui são verificados dados como porte da empresa ou classe econômica do potencial público, localidade, ticket médio de venda, entre outras particularidades do segmento.

  2. Faturamento:  identificar a quantidade de potenciais clientes como também o faturamento máximo possível de alcançar em diversas áreas de abrangência como na sua cidade, região, estados e até mesmo a nível nacional.

  3. Concorrência: avaliação do mercado com relação às empresas do mesmo segmento possibilitando assim determinar o quanto sua empresa é referência dentro da área de abrangência.

Veja o que Everto Farina comenta:

“As empresas precisam conhecer o próprio potencial, sendo necessárias informações de qualidade para tomar decisões assertivas”. 

“A Análise de Mercado trará os dados mais importantes sobre o público-alvo, faturamento e concorrência para assim traçar a melhor estratégia para o posicionamento do seu negócio”.

“Com base em dados concretos, fica muito mais fácil tomar decisões certas e adotar estratégias atreladas a investimentos adequados a cada cenário ou objetivo”. 

“Afinal, quem conhece bem o público, o mercado e os concorrentes têm mais chances de aumentar o faturamento e, consequentemente, o crescimento do seu negócio”.

A Análise de Mercado, de acordo com Farina, costuma ser um processo rápido:

“Na metodologia adotada por nossa empresa, essa fase leva menos de uma semana para ser concluída e é gratuita aos empresários”. 

“A partir dela é possível identificar os próximos passos a serem traçados e quais os mais importantes”.

EVERTO FARINA

Everto é graduado em Administração com especialização em Estratégia de Negócios nos Estados Unidos e delegado do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina. 

Com atendimento em todo o Brasil e escritórios em Blumenau e Lages, ajuda empresários, principalmente aqueles mais técnicos que não possuem tempo para a gestão do seu negócio.

O objetivo é fazer a empresa crescer, tornando-a cada vez mais referência no mercado onde atua por meio de serviços estratégicos e financeiros de fácil entendimento, com apoio de Business Partners, profissionais com know-how dentro do segmento do cliente que atuam nas maiores empresas do país.