PESQUISA
Procon constata diferença de 215% nos preços das tarifas de instituições bancárias de SC
26/03/2021 11:30:00
O Procon realizou na última semana, uma pesquisa comparativa de preços de 24 tipos de tarifas em seis instituições bancárias que atuam em SC.
O objetivo é levar mais clareza ao consumidor quanto ao valor cobrado nas diferentes transações de cada banco.
Assim como consta no relatório, foram encontradas diferenças de 215% na tarifa de utilização de canais de atendimento para retirada em espécie.
A tabela de tarifas coletadas pelo órgão obedeceu ao padrão previsto na Resolução 3.919 de 25 de novembro de 2010 e Resolução 4.021 de 29 de setembro de 2011, editadas pelo Banco Central do Brasil.
Dentre as normas previstas, está a padronização da nomenclatura das tarifas que devem ser seguidas por todas as instituições financeiras, facilitando a comparação dos valores cobrados entre as instituições.
O pacote básico de cada banco possui variações entre as instituições pesquisadas, no que se refere a quantidade de eventos incluídos no pacote.
Cabe ao cliente pesquisar e verificar quais os tipos de serviços ele normalmente costuma utilizar e qual sua real necessidade de um pacote mensal.
O ideal é negociar com o gerente qual a melhor opção de acordo com a movimentação bancária.
Dependendo da movimentação, a contratação de algum tipo de pacote pode não ser vantajosa, já que existe um pacote de serviços considerados essenciais que são gratuitos ao consumidor.
E em alguns casos, pode ser que a cobrança da tarifa de forma avulsa, quando exceder a quantidade de gratuidade, pode ainda ser vantajosa ao consumidor.
De qualquer forma, ao optar ou não pela contratação de um pacote de serviço junto ao banco, avalie cuidadosamente a sua movimentação bancária mensal e verifique se valerá ou não a pena a contratação do pacote.
As alterações das tarifas dos serviços pesquisados podem sofrer alterações no período de seis meses após o início da vigência da tabela geral de tarifas.
O diretor do órgão, Tiago Silva, explica:
“A contratação dos pacotes de serviços oferecidos pelos bancos, dependendo da movimentação na conta, pode ou não ser vantajoso para o consumidor”.
“Mas ele deve estar atento porque os valores podem variar de acordo com a necessidade de cada um”.
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