FINANÇAS

Tecnologia promove segurança nas transações financeiras 

24/03/2021 11:30:00

Tecnologia promove segurança nas transações financeiras 

A segurança para as transações financeiras é fundamental em qualquer ambiente. 

Por isso, confira soluções desenvolvidas por empresas de tecnologia que tem como objetivo facilitar e garantir a segurança financeira de pessoas e de empresas.

VALIDAÇÃO DE DADOS BANCÁRIOS PARA EMPRESAS

Desde 2018, a Transfeera, fintech open banking de Joinville de automação de pagamentos, oferece um serviço de validação de dados bancários para empresas. 

O “Conta Certa” confere, por meio de algoritmos e inteligência operacional, se os dados que a pessoa está usando para cadastro estão corretos. 

A solução é usada por clientes como iFood, PayGo e CloudWalk, que fazem inúmeras transações para pagar estabelecimentos e parceiros. 

Com os dados em mãos, a Transfeera confere os padrões da conta bancária.

São conferidos se os dígitos combinam com o banco citado, o tipo de conta e se o CPF corresponde com o nome da pessoa. 

Guilherme Verdasca, CEO da startup, explica que a validação acontece da mesma forma para todos os nossos clientes.

Depois desta etapa, a fintech envia um micro depósito — que pode ser por transferência, TED ou PIX — para a conta de quem está se cadastrando, com objetivo de garantir que está ativa. 

CERTIFICAÇÃO DIGITAL PARA GARANTIR A VALIDADE DAS INFORMAÇÕES

Com o aumento no volume de transações digitais, cada vez mais as instituições financeiras buscam formas seguras e ágeis de validar as informações. 

O Banco Inter, primeiro banco 100% digital do Brasil, conta com soluções da BRy Tecnologia, empresa de Florianópolis que desenvolve a assinatura digital e o carimbo do tempo que são usados pela instituição financeira, para utilizar a certificação digital. 

O CTO da BRy Tecnologia, Cristian Thiago Moecke, explica que a operação reduz o tempo do processo e os gastos com transporte, uma vez que os documentos passaram a ser assinados com certificado digital ICP-Brasil e encaminhados eletronicamente para as agências. 

Eduardo Cotta, gerente-executivo de Conta Digital no Banco Inter, afirma que o número de clientes vem crescendo bastante e com certeza mais pessoas vão precisar utilizar esse serviço. 

Por este motivo, ele vê como importante poder contar com uma solução estável.

RECONHECIMENTO FACIAL PARA PAGAMENTOS

Pioneira em trazer o reconhecimento facial para pagamentos no Brasil, a startup Payface, de Florianópolis, tem o objetivo de proporcionar um pagamento rápido em varejos físicos.

O foco é no ramo de supermercados e farmácias. 

Sem precisar mostrar o cartão, a solução conecta o rosto de cada usuário com o meio de pagamento associado, oferecendo uma compra rápida, segura e sem toque.

Utilizando tecnologia liveness, que garante a prova de vida do consumidor, a solução de biometria facial se torna um dos métodos de pagamento mais imune a fraudes. 

Eládio Isoppo, CEO da fintech, explica:

“Além de todas as medidas de segurança intrínsecas ao setor que trabalhamos, somos uma empresa certificada pelo fórum global PCI Security Standards Council”.

“Ou seja, seguimos um conjunto de normas rígidas que previnem que dados sensíveis de cartões sejam manipulados fora do ambiente de compra”.