EVENTO

Instituições de Ensino Superior promovem Seminário de Direito, Comunicação e Cidadania

23/03/2021 14:35:00

Instituições de Ensino Superior promovem Seminário de Direito, Comunicação e Cidadania

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Gaspar, a UNISOCIESC Blumenau, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Blumenau, promovem o “I Seminário Direito, Comunicação e Cidadania: intersecções étnico-raciais”.

O objetivo é oportunizar espaços de diálogo a respeito das relações étnico-raciais, a partir da compreensão crítica das relações coloniais de poder que estruturam a sociedade brasileira.

O seminário surgiu do amadurecimento das ideias e proposições da inauguração do assim chamado DCC, ocorrido em novembro de 2020.

Nos últimos anos, vêm desenvolvendo atividades de pesquisa, extensão e formação de professores a respeito da temática direitos humanos, cidadania, antirracismo e questões de gênero. 

A partir das conversar trocadas entre as instituições envolvidas, percebeu-se a necessidade e a responsabilidade de dar seguimento à proposta de um evento interinstitucional, ampliando para a participação de novas pessoas, convidados nacionais e internacionais, experts em suas temáticas. 

A programação vai contar com a presença de Seminários Temáticos (STs) abertos à participação de diferentes atores sociais e agentes de transformação social, quer sejam da área acadêmica, da sociedade civil organizada, coletivos e movimentos sociais.  

Acadêmicos e estudiosos da área poderão submeter seus trabalhos, no formato de resumo, até o dia 28 de março de 2021. 

As inscrições e demais informações sobre o evento, podem ser obtidas por este link.