FATURAMENTO
Pamplona Alimentos S.A. amplia faturamento em 39% em 2020
23/03/2021 09:30:00
A Pamplona Alimentos, empresa de Rio do Sul com 72 anos de tradição no mercado de carnes suínas, divulgou o balanço das suas operações em 2020.
A companhia encerrou o período com R$ 1,9 bilhão em Receita Operacional Bruta, o que representa um aumento recorde de 39% frente ao ano anterior.
O Lucro Líquido foi de R$ 298 milhões, um crescimento representativo de 334,3%.
As exportações também avançaram 65,46%, sobretudo para o mercado chinês.
O EBITDA, cálculo que permite analisar a geração de caixa frente às atividades operacionais de uma empresa, atingiu o valor de R$ 369,5 milhões (margem de 21,2%), ante R$ 145,8 milhões (margem de 11,9%) em 2019.
No setor agropecuário, a empresa também registrou feitos que merecem atenção:
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Consagrou-se como o frigorífico brasileiro com maior percentual de adaptação na questão do bem-estar animal (77% da produção adaptada).
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Bateu recorde interno de produção de ração.
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Custo evitado com otimizações no uso de matérias-primas alternativas.
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Recorde interno na produção de suínos próprios, o que elevou o ativo biológico da companhia em R$ 54,4 milhões.
PLANO DE EXPANSÃO
O Plano de Expansão da companhia até 2024, prevê investimentos de R$ 600 milhões ao longo destes quatro anos.
O valor é destinado a dois projetos principais.
O primeiro deles é a duplicação do abate e da desossa na unidade de Presidente Getúlio.
Será utilizada tecnologia baseada no conceito da indústria 4.0, como por exemplo, paletização e câmara de estocagem operadas por robôs, além de sistemas automatizados de produção que têm como base as melhores tecnologias mundiais possibilitando o incremento de 2.640 suínos/dia.
Com isso, a unidade será ampliada para atender as demandas internacionais e suprir a necessidade de matéria prima para produtos processados.
Nessa iniciativa estão sendo investidos R$ 320 milhões, mais R$ 125 milhões em ativo biológico e capital de giro, totalizando R$ 445 milhões.
Ainda no âmbito deste plano também estão sendo destinados R$155 milhões à unidade de Rio do Sul, voltados à expansão de produtos processados, incluindo as linhas de temperados, linguiças frescais e cozidas, fatiados e defumados, possibilitando um incremento de 16,5 mil toneladas de produtos industrializados por ano.
NOVIDADES QUE AGRADARAM O CONSUMIDOR
O lançamento de novos produtos porcionados e/ou fatiados esteve entre as estratégias que levaram aos bons resultados alcançados pela Pamplona em 2020.
Entre os itens lançados, destacam-se a linguiça toscana 400g, linguiça tipo calabresa fatiada 500g, lombo canadense fatiado 500g, novidades que validaram a tática de oferecer produtos práticos para o cliente final, como ação importante para aumentar a participação nos mercados, sobretudo no contexto da pandemia.
Irani Pamplona Peters, presidente da companhia, explica:
"Essa questão do EBITDA, de forma particular, é muito significativa, pois expressa um resultado excepcional, não apenas para a Pamplona, mas para o mercado em que atuamos, no qual historicamente esse indicador é de 10% a 12%".
“A tendência é que os números do desempenho de 2020 sigam em ascensão, principalmente levando em consideração os investimentos previstos pela companhia para os próximos anos”.
"Estamos trabalhando em diferentes frentes que visam a modernização e crescimento da nossa marca, além de garantir um aumento cada vez maior dos padrões de qualidade pelos quais nossos produtos já são reconhecidos”.
“Entre essas iniciativas estão ações para o desenvolvimento de novas linhas genéticas, expansão das unidades experimentais, aumento da capacidade de estocagem de grãos, entre outras".
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