TECNOLOGIA

Sapiens Parque, SEBRAE/SC e Cocreation Lab anunciam criação de pré-incubadora voltada para as mulheres

04/03/2021 16:35:00

Sapiens Parque, SEBRAE/SC e Cocreation Lab anunciam criação de pré-incubadora voltada para as mulheres

Para fomentar o empreendedorismo entre as mulheres em áreas como economia criativa, tecnologia e inovação, o Sapiens Parque, SEBRAE/SC e Cocreation Lab anunciam a criação do Cocreation Lab Mulher. 

Trata-se de uma pré-incubadora focada em negócios comandados por mulheres. 

A unidade será em Florianópolis e está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher. 

O programa é totalmente gratuito. 

A metodologia exclusiva TXM Business será adaptada para a realidade das mulheres. 

Serão trabalhados temas como psicologia feminina, autoconfiança, jornada tripla e mulheres na tecnologia. 

As participantes terão apoio de mentoras mulheres, além de atividades como palestras e conversas com profissionais de diversas áreas. 

Para o presidente do Sapiens Parque Daniel Leipnitz, é importante ter representatividade:

“As mulheres foram muito prejudicadas, principalmente nas gerações passadas. E ainda são minoria no universo da tecnologia”. 

“Precisamos eliminar o preconceito existente de que mulher não serve para exatas, e iniciativas como o Cocreation Lab Mulher ajudam a empoderar”. 

“Meninas e mulheres precisam de referências locais e que conseguiram empreender e criar uma carreira. Para elas, é muito importante enxergar outras que fizeram isso”.

Wanderley Andrade, Gerente Regional Grande Florianópolis do SEBRAE/SC, diz:

“O SEBRAE/SC trabalha fazendo alianças com parceiros estratégicos em prol de um objetivo único: fomentar o empreendedorismo em Santa Catarina”. 

“Essa parceria com o Cocreation Lab vai ao encontro disso, já que unimos forças para auxiliar os empreendedores da Grande Florianópolis a tirarem suas ideias do papel e a abrirem suas empresas”.

“Ser parceiro de iniciativas como essa do Cocreation Lab Mulher nos enche de orgulho”.

Vanessa Resende, ex-cocreator e CEO da Benvou, plataforma que reúne profissionais da área da saúde, bem-estar e beleza, conectando-os com pessoas e empresas, acredita que capacitação e empreendedorismo andam juntos:

“É preciso de capacitação para se inserir no mercado tecnológico. Já temos que chegar munidas de conhecimento, pois às vezes perdem-se talentos porque as pessoas não se capacitam”. 

“Nós temos resiliência, garra, mas ainda vejo dificuldade na questão de adaptação”. 

“Geralmente, as mulheres vêm de outras áreas e têm que estudar muito sobre o universo das startups. É importante ter propósito, mas ainda mais se capacitar”.

Mentora do Cocreation Lab, ex-cocreator e CEO da Newspass, plataforma digital especializada em ajudar escolas de ensino médio e cursinhos pré-vestibulares no ensino de atualidades, Carolina Cordioli, comenta:

“Na área de comunicação e de publicidade, existe um esforço bem grande para promover a diversidade, mas ainda há um longo caminho pela frente”. 

“Existe o discurso mas, na prática, a gente precisa que as empresas façam muito mais”. 

“Precisamos de programas eficazes. Por isso, é muito legal a iniciativa do Cocreation Lab de ajudar as mulheres a chegarem no mesmo lugar dos homens”.