CORONAVÍRUS

Prefeito e vice-prefeita de Blumenau participam de reunião da Acib

02/03/2021 09:40:00

Prefeito e vice-prefeita de Blumenau participam de reunião da Acib

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, participaram da segunda reunião conjunta entre a Diretoria e Conselho Deliberativo da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), ocorrida nesta segunda-feira (1°), de forma online.

Foram destacadas na reunião, as soluções e encaminhamentos da Pandemia de Covid-19 em Blumenau. 

No momento, o prefeito informou que a população está enfrentando mais um pico da pandemia, que está atingido um público diferente, sendo grávidas e jovens. 

Nas UTI’s em Blumenau, há 65 pacientes, sendo 42 moradores de Blumenau e 23 de outras regiões. 

Segundo o prefeito, a média móvel está sendo 232 casos. 

De todos os testes feitos neste dia 1° de março, cerca de 28,6% deram positivo. 

A procura por agendamentos de consultas, tanto na Vila Germânica quanto nos sete Ambulatórios Gerais, tiveram aumento de 67% comparado a novembro de 2020.

 

Hildebrandt ainda divulgou que, para evitar a superlotação nos hospitais da cidade, os atendimentos na Vila Germânica e em quatro Ambulatórios Gerais, estão sendo ampliados, passando a atender até a meia noite, de segunda a sexta-feira:

“Quero solicitar a mobilização de toda população e das empresas. Nosso grande desafio está sendo suspender as comemorações residenciais, aniversários, encontros, entre outros”. 

“Parando esse tipo de confraternização, conseguimos não mexer nas atividades empresariais na cidade”. 

“Sobre orçamentos, estamos disponibilizando R$ 2 milhões para os hospitais de Blumenau, no período de dois meses, sendo R$ 1 milhão para cada um, Hospital Santa Isabel e Hospital Santo Antônio”.

Segundo Hildebrandt, outro desafio está sendo reativar os leitos nos hospitais:

"Hoje, temos 65 leitos ativos. Antes, eram 94. Essa queda se dá por dificuldades de recursos humanos, pois muitos profissionais estão se desligando dos hospitais”. 

“Vale lembrar que até o momento, estamos garantindo atendimento a todos os moradores de Blumenau”. 

 

 A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, informou:

“Não estamos com falta de atendimento, mas 98% dos leitos de UTI’s estão ocupados”.

“A realidade é que as pessoas relaxaram, não usam mais máscaras, não respeitam o distanciamento, não estão aferindo a temperatura e estão fazendo eventos clandestinos, e isso tudo se torna um agravante, aumentando os casos diariamente”.