Patrocinado
Unisociesc apoia instalação do 3º Bueiro Ecológico, saiba como fazer parte

Foto: Giovanni Prade Deonizio

Unisociesc apoia instalação do 3º Bueiro Ecológico, saiba como fazer parte

Por Eduarda Loregian
Redação do Jornal de Blumenau

 

Criado no ano passado, o projeto Bueiro Ecológico do empresário Tiago dos Santos, teve o terceiro bueiro instalado em Blumenau nesta quinta-feira, dia 18.

O local escolhido para receber o terceiro bueiro foi a rua Pandiá Calógeras, no bairro Jardim Blumenau, em frente a faculdade Unisociesc.

O interesse pela instalação do projeto partiu da própria Unisociesc

Flávio Garcia Sartori, diretor regional da Unisociesc no Vale Europeu, contou ao Jornal de Blumenau como surgiu o interesse pelo projeto:

''Soube da iniciativa através de reportagens e então provoquei um professor da unidade sobre a possibilidade de instalação, e deu certo. Como instituição de ensino vimos no projeto uma oportunidade de cumprir parte da nossa missão, levando a consciência ambiental com impacto social e incentivando nossos alunos por um planeta mais limpo.'''

 

O PROJETO:

Em 2018 o projeto, pioneiro em Santa Catarina, foi noticiado em primeira mão pelo Jornal de Blumenau e acabou repercutindo nacionalmente.

Agora, com apoio do grupo Pegada Verde e da empresa Top Quadros, o projeto ganha cada vez mais espaço na cidade.

A solução ecológica evita que resíduos e lixo passem da estrutura e cheguem até os rios, barrando e armazenando a sujeira em uma tela de proteção.

O empresário e criador da ideia, Tiago dos Santos, destaca o objetivo do projeto:

"​Em Blumenau, por conta do histórico de enchentes, as pessoas acabam associando o projeto com uma solução para o entupimento das tubulações, mas esse não é o objetivo principal. O projeto ajuda a evitar essas situações, mas a ideia é fazer com que o lixo não chegue aos rios e consequentemente aos oceanos.''

O empresário também explica o funcionamento do sistema:

''Com uma tela de retenção de materiais, um filtro bem fino, o bueiro evita a passagens de todo tipo de resíduo, desde pequenos fragmentos plásticos, xepas de cigarro, até garrafas e lixos descartados incorretamente. O material fica armazenado no bueiro que precisa de manutenção e limpeza somente apenas após fortes chuvas, que é o momento em que o lixo acaba sendo levado para dentro do sistema.''

 

Foto: Giovanni Prade Deonizio

 

A proposta já foi apresentada por Tiago na Câmara Municipal e para a secretaria de planejamento da cidade.

A ideia é que as pessoas, empresas e instituições possam adotar e se responsabilizar pelo sistema e pela limpeza do mesmo.

''Esperamos que essa ideia seja levada para outras esferas e que outros empresários, empresas e organizações se interessem pelo projeto instalando outros bueiros'' ressaltou o diretor da Unisociesc, que finaliza:

''A iniciativa de adotar um Bueiro Ecológico é simples, mas o intuito do projeto é muito maior, de agregar valor por meio dos nossos alunos. Queremos que nossos acadêmicos sejam cidadãos conscientes com o meio ambiente, e por isso estamos fazendo a nossa parte.''

De acordo com Tiago há outros interessados na instalação do projeto, além disso, novos interessados podem entrar em contato com ele pelo (47) 9 9911-0380.

Leia mais sobre o Bueiro Inteligente em Blumenau: Segundo bueiro ecológico, que repercutiu nacionalmente, é instalado em Blumenau


Patrocinado