Patrocinado

Prefeito sanciona lei contra a mendicância em Blumenau

Prefeito sanciona lei contra a mendicância em Blumenau


Na tarde desta quarta-feira, dia 17, o prefeito Mário Hildebrandt sancionou a Lei nº 8.747 de autoria do vereador Jens Mantau.

Ela institui a Campanha de Conscientização contra a Mendicância “Não dê esmolas, dê oportunidades" em Blumenau.

De acordo com a prefeitura, a campanha tem como finalidade diminuir o número de pessoas em situação de rua no município e conscientizar a comunidade quanto à mendicância.

Ela busca desestimular a doação de dinheiro a pedintes, impedir a exploração do trabalho infantil nas ruas, reduzir a evasão e escolar, além de impedir que dependentes químicos usem a esmola para sustentar o vício.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, falou sobre a iniciativa:

"O blumenauense tem em sua história a premissa de ajudar o próximo, mas precisa entender que a esmola faz exatamente o contrário. O dinheiro dado só mantém o morador na rua e sua triste situação. O projeto do vereador Jens Mantau auxilia a cidade, defende nossas crianças e jovens e quem ganha com isso é a comunidade."

Para isso a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) executa três serviços voltados ao atendimento da população em situação de rua.

São eles: o Serviço de Abordagem Social, Serviço Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu).

A Abordagem Social é o serviço que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.

As abordagens são feitas em espaços públicos e busca garantir as necessidades imediatas das pessoas atendidas, encaminhando-as para acompanhamento nas demais políticas públicas. 

A Abordagem Social funciona junto ao Centro POP, na rua Clara Persuhn, 192, no bairro Itoupava Seca, com atendimento de segunda a sexta das 8h às 17h, e em regime de plantão durante a semana, das 17h às 20h.

Nos finais de semana e feriados, o atendimento é realizado durante todo o dia.

O telefone para contato é (47) 3381-6510 ou pelo número do plantão (47) 9 9945-9630.

O Centro POP é um serviço voltado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência.

Tem por finalidade oferecer atendimento e acompanhamento especializado, com atividades que buscam o fortalecimento dos vínculos sociais e familiares.

Os usuários também recebem alimentação e higiene pessoal, além do atendimento psicossocial.

O centro atende de segunda a sexta das 7h às 16h.

O telefone para contato é (47) 3381-6509.

O Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) abriga pessoas adultas ou famílias que não possuam moradia, oferecendo assim um espaço temporário com alimentação e higiene pessoal.

O Amblu desenvolve ações de resgate de vínculos familiares e sociais, grupos laboterapêuticos, grupos de responsabilidade mútua e ações socioeducativas.

O abrigo fica na rua Rudolf Roedel, 147, no bairro Salto Weissbach.

O telefone para contato é (47) 3381-7777.



Patrocinado
Patrocinado

Agenda

Réveillon em Blumenau

Osterdorf – Vila de Páscoa