LOGÍSTICA

Aeroporto de Joinville recebe Certificado Operacional da Anac

23/02/2021 16:30:00

Aeroporto de Joinville recebe Certificado Operacional da Anac

O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, recebeu o Certificado Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

O documento, publicado nesta terça-feira (23), no Diário Oficial da União, atesta a capacidade operacional do terminal catarinense e seu funcionamento de acordo com parâmetros de segurança e excelência estabelecidos pelos órgãos da aviação civil nacional e internacional.  

O Certificado Operacional de Aeroporto é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 139 da Anac. 

As avaliações são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais no mundo inteiro.  

O Aeroporto de Joinville conta com wi-fi grátis para os passageiros, sistema automatizado para informação dos voos, além de um terraço panorâmico e o sistema ELO - equipamento que prioriza o atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e traz mais conforto aos viajantes que chegam ou partem da cidade.  

Com capacidade para receber até 1,3 milhão de passageiros ao ano, em 2020 foram contabilizados, no terminal catarinense, 191.183 viajantes, entre embarques e desembarques, e 3.716 operações, entre pousos e decolagens.

 

Movimentação

Atualmente, o Aeroporto de Joinville já conta com movimento operacional próximo a 45% do quantitativo de voos registrados no período anterior à pandemia do coronavírus, com média semanal de 40 operações. 

Os destinos são as cidades de Guarulhos e Campinas. 

Operam regularmente no terminal três companhias aéreas - Latam, Gol e Azul.  

 

O diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, Brigadeiro André Luiz Fonseca e Silva, afirma:

"Este é mais um passo, mais uma meta atingida na orientação estratégica da Diretoria da Infraero em prover conformidade e segurança das operações nos aeroportos da rede Infraero".

 

O superintendente do aeroporto, Rones Rubens Heidemann, comemora a obtenção do certificado e parabeniza a equipe do aeroporto:

“Essa conquista é de todos os funcionários do terminal, que trabalharam em sinergia e com muito esforço junto à Diretoria da Infraero e à Anac para conquistarmos esse atestado”. 

“Com a certificação, o Aeroporto de Joinville reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade das operações aeroportuárias”.