CORONAVÍRUS

Blumenau recebe 2.490 doses da vacina contra o coronavírus

29/01/2021 09:30:00

Blumenau recebe 2.490 doses da vacina contra o coronavírus

Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), recebeu a segunda remessa de vacinas para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. 

O Governo do Estado entregou 2.490 doses da vacina contra o coronavírus. 

O município deve começar a aplicar as doses, assim que terminar o primeiro lote das 3.400 vacinas, recebidas na semana passada.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), coordenada pelo secretário André Motta Ribeiro, deliberou que os municípios catarinenses priorizem a vacinação para profissionais que atuem diretamente no combate à Covid-19. 

Por exemplo, os trabalhadores envolvidos no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel Catarinense, no atendimento clínico de paciente com suspeita de Covid-19 independentemente do nível de atenção (Centros de Saúde, Unidades de Triagem, Ambulatórios, Hospitais etc.), profissionais que atuam na coleta (swab) e no diagnóstico laboratorial da Covid-19.

Equipes volantes da Semus estão vacinando profissionais que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Prontos Atendimentos, na linha de frente no combate ao coronavírus. 

Além disso, pessoas com 60 anos (ou mais) institucionalizadas e trabalhadores de casas asilares, também estão sendo vacinadas conforme o Ministério da Saúde.

Ainda esta semana, foram vacinados os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no Pronto Atendimento do Hospital da Unimed, nos atendimentos rápido Covid-19 e na Central de Referência para casos suspeitos de Covid-19, no Setor 3 do Parque Vila Germânica.

Nesta sexta-feira (29), as equipes da Semus vão imunizar profissionais que atuam na coleta de material genético para o teste Covid-19 (swab) e aqueles que trabalham no diagnóstico laboratorial da doença. 

A organização destas vacinas está sendo feita de forma conjunta pela Vigilância Epidemiológica e os estabelecimentos de saúde.