EDUCAÇÃO

Seterb inicia vistoria e define regras sanitárias para o transporte escolar em Blumenau

27/01/2021 17:00:00

Seterb inicia vistoria e define regras sanitárias para o transporte escolar em Blumenau

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) iniciou a vistoria dos veículos de transporte escolar em Blumenau.

A inspeção é válida para o primeiro semestre do ano letivo.

O trabalho está sendo feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na sede da secretaria, na Rua 2 de Setembro, 1222, no bairro Itoupava Norte.  

Os veículos devem ser apresentados para vistoria na secretaria até o dia 16 de fevereiro. 

Passado o prazo, estarão liberados para prestar o serviço somente os veículos que estiverem autorizados pela Seterb, com o Selo Azul colado junto ao para-brisa. 

No ano de 2020 estavam ativos 68 permissionários, com um total de 95 veículos.

Durante a vistoria, a Seterb avalia as condições do veículo, como as luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras amarelas com a indicação de ser veículo escolar, entre outros.

Além disto, também são conferidos os documentos do veículo, monitor e motorista.

O monitor deve apresentar o RG, uma foto 3x4 e autorização dos pais ou responsáveis em caso de menor de 18 anos. 

O motorista precisa comprovar curso e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), constando a observação que Exerce Atividade Remunerada (EAR).

O permissionário deve apresentar comprovante de higienização do sistema de ar-condicionado do veículo, alvará, carteira de vacinação dos profissionais, vistoria veicular do Inmetro e aferição do tacógrafo. 

A lista das crianças transportadas também deve ser entregue, podendo ser enviada posteriormente. 

O condutor precisa estar credenciado na Seterb e possuir a carteirinha que autoriza a prestação do serviço. 

Um motorista substituto, com curso de condutor de escolares, também deve ser cadastrado, para caso haja um imprevisto de afastamento do motorista titular.

Qualquer observação de irregularidade, os pais devem informar o Seterb por meio da ouvidoria do município (156, opção 3), pelo telefone (47) 3381-7022 ou e-mail [email protected].

  

Medidas sanitárias

Em reunião na semana passada, com representantes da Associação dos Permissionários do Transporte Escolar de Blumenau, foram definidos os protocolos e cuidados a serem seguidos pelos profissionais do transporte escolar no ano letivo. 

 

Entre as regras estão:

  • à disponibilização de álcool em gel 70%, no embarque e interior dos veículos.

  • demarcação alternada dos assentos.

  • uso de termômetro infravermelho para aferir a temperatura no embarque dos alunos.

  • no interior do veículo deve ser afixado cartaz com as orientações aos passageiros sobre os cuidados com o coronavírus. 

  • além disso, quando o transporte atender a diversos estabelecimentos de ensino, tentar manter os alunos agrupados por escola.

  • o uso de máscaras é obrigatório para todos os ocupantes do veículo e os monitores deverão usar também um escudo facial, conhecido como face shield. Para os motoristas, o uso deste equipamento é apenas recomendado.

 

O gerente de Transportes Especiais, Carlos Roberto Oechsler, completa:

“O serviço de fiscalização existe para garantir a segurança dos alunos transportados, verificando se os veículos estão em conformidade”. 

“Evitamos assim que haja transporte irregular no município, o que muitas vezes acarreta em risco para os alunos. Por isso é importante que os pais fiquem atentos se o transporte é regular”.