TECNOLOGIA

Vagas para profissionais de TI triplicam em 2020, segundo a GeekHunter

26/01/2021 14:15:00

Vagas para profissionais de TI triplicam em 2020, segundo a GeekHunter

A GeekHunter, plataforma especializada na contratação de profissionais de tecnologia com sede em Florianópolis, observou um crescimento de 310% em novas oportunidades de trabalho desde o início de 2020

Já as vagas preenchidas dobraram entre 2019 e 2020.

A startup também notou o aumento de 14.9% no volume de empresas ativas na plataforma procurando por profissionais da área de Desenvolvimento de Software e Data Science.

Os números mostram que o mercado de tecnologia está aquecido.

É o que mais vem apresentando recuperação rápida diante da crise provocada pela pandemia da Covid-19. 

Segundo dados do estudo da IDC, o WW COVID-19 – Impact on IT Spending Survey, 14% do setor no Brasil ainda registrava dificuldades financeiras em setembro de 2020, sendo que em julho eram 48%.

Tomás Ferrari, CEO e fundador da startup, afirma que diante dos grandes desafios impostos pela pandemia, houve crescimento repentino na transformação digital.

Isso impulsionou ainda mais a demanda por esses profissionais. 

A exemplo disso são as empresas tradicionais e de tecnologia, como Health Techs e EdTechs, que foram obrigadas a inovar e ampliar seus times de TI em pouco tempo. 

Elas precisaram se adaptar para atender as demandas impostas pelo distanciamento social para se manterem competitivas no mercado. 

Atualmente, a plataforma da GeekHunter conta com mais de 130 mil profissionais de tecnologia cadastrados e 7,6 mil empresas anunciando vagas. 

Com a perspectiva de que o mercado de tecnologia continue crescendo, a startup projeta um crescimento de faturamento de 300% em 2021, em comparação com 2020.

 

Vagas remotas podem ampliar contratações

A GeekHunter também percebeu o aumento na oferta de vagas remotas desde fevereiro de 2020, quando eram em média 25% do total. 

Desde então, esse número cresceu mês a mês, e em novembro já correspondiam a 75% das posições abertas na plataforma.

A projeção da GeekHunter para 2021 indica que 85% da abertura de vagas em tecnologia serão flexíveis, ou seja, trabalho remoto e presencial. 

Mesmo com uma possível mudança no cenário, incluindo a retomada do trabalho presencial pós-pandemia, as vagas em tecnologia deverão se manter em um patamar mínimo de 60% com profissionais remotos.

 

Tomás Ferrari avalia:

"O trabalho remoto gerou uma grande mudança de paradigma nas empresas e permite que elas acessem um pool maior de candidatos a nível nacional”. 

“Com o aumento expressivo da demanda por profissionais na área de tecnologia, a oferta de vagas remotas passa a ser estratégica".

"Certamente podemos esperar que as empresas continuem suas buscas por profissionais nesse segmento visando introduzir novas e inovadoras tecnologias para melhorar a experiência dos seus clientes".

"A falta de profissionais de tecnologia é o que impulsiona a demanda pela Geek. A procura é crescente e estamos ampliando o recrutamento e seleção de profissionais qualificados e de empresas com número de vagas abertas".