TECNOLOGIA

Scienco Biotech desenvolve biotecnologia para diagnóstico de infecções em aves

21/01/2021 12:15:00

Scienco Biotech desenvolve biotecnologia para diagnóstico de infecções em aves

A Scienco Biotech, empresa de biotecnologia de Lages, desenvolveu e patenteou, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), uma biotecnologia para identificar anticorpos em aves. 

O método inovador será usado, por exemplo, para detectar doenças infecciosas em galinhas e codornas.

Também vai verificar a eficácia de imunizações nesses animais. 

A importância dos testes de diagnóstico usados para detectar doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias ou fungos ficou evidente por causa da crise provocada pelo novo coronavírus. 

A Scienco Biotech, inclusive, está desenvolvendo uma tecnologia para detectar a presença do Sars-Cov-2, vírus que causa a Covid-19.

A biotecnologia para o diagnóstico de infecções em aves também tem relação com a Fapesc. 

A empresa recebeu R$ 150 mil por meio do Tecnova II, programa que é voltado para  desenvolvimento de novos produtos. 

 

Segundo a professora de Produção Animal e Alimentos do Departamento de Ciências Agroveterinárias da Udesc e sócia-fundadora da startup,  Maria de Lourdes Borba Magalhães, o Tecnova está sendo fundamental para o desenvolvimento do projeto:

“Conseguimos direcionar uma bolsista de P&D exclusiva para trabalhar no projeto, o que possibilitou avançarmos. Também investimos em matéria-prima. Sem esses recursos, o projeto estaria parado”.

“Essa nova ferramenta molecular será muito importante para melhorar o custo, a eficiência e a rapidez dos diagnósticos em aviários”.

 

De acordo com Maria de Lourdes, a startup desenvolveu uma proteína que se liga aos anticorpos das aves:

“Usada em testes de diagnóstico, a biotecnologia poderá ser usada de duas formas nos aviários: mostrará se as aves estão doentes ou, após uma vacinação, se estão devidamente imunizadas”. 

“Nos humanos, os anticorpos, que ajudam a proteger de infecções, são do tipo IgG (imunoglobulinas G)”. 

“As aves, que têm uma importância econômica para o nosso Estado, também precisam ter a sanidade monitorada através da detecção de anticorpos. Mas os métodos que existem hoje são arcaicos”.

“Futuramente, a biotecnologia também poderá ser utilizada em testes de diagnóstico de doenças em outros animais, inclusive humanos”.