Patrocinado
Artigo: O profissional do futuro

Artigo: O profissional do futuro

Por Rodrigo Schilling
CEO da empresa Effortt Brasil

 

Quanto mais olhamos para o futuro, mais percebemos que o ritmo acelerado do mercado de trabalho exigirá de todos nós, profissionais, um conjunto de habilidades fundamentais. Quando falamos sobre isto, a discussão mais atual é como ser um bom profissional para o futuro, bem como as habilidades necessárias para acompanhar as mudanças do mercado. 

Estamos vivendo em uma era digital, em que a tecnologia está mudando constantemente a maneira como vivemos e também a forma como trabalhamos. Enquanto alguns trabalhos desaparecerão em poucos anos, outros, sequer existentes, logo se tornarão comuns.
Buscando captar quais habilidades serão fundamentais para crescer no mercado de trabalho, o Fórum Econômico Mundial, divulgou o relatório The Future of Jobs Report, no qual informa que as profissões em destaque para o futuro estão relacionadas às áreas de engenharia, computação, arquitetura e matemática. Percebemos, então, que os novos profissionais buscam tarefas mais ligadas a análise, senso crítico e inteligência de dados. 

Porém, não basta apenas ser um profissional ligado às áreas destacadas, é fundamental ter as habilidades necessárias, mostrando algo inovador para as empresas. Pensamento analítico e inovação, aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem, criatividade, originalidade e iniciativa, design e programação de tecnologia, pensamento crítico, resolução de problemas complexos, liderança e influência social, inteligência emocional, raciocínio, resolução de problemas e idealização, análise e avaliação de sistemas. Essas são as dez principais habilidades necessárias para o profissional do futuro, segundo o relatório do Fórum.

Os profissionais que desenvolverem estas habilidades terão uma posição de destaque no mercado de trabalho, ao ponto de contribuir e proporcionar transformações às empresas e aos negócios de forma sustentável e longínqua.  

Sem dúvida, tecnologia e as mudanças políticas e sociais estão impulsionando a transformação do mercado e a tendência é que cada vez essas mudanças aconteçam em velocidade ainda maior. Para acompanhar esse crescimento é necessário entender as transformações e estar preparado para elas. Afinal, vivemos em um mundo onde mudanças são necessárias e contínuas.


Patrocinado