PREMIAÇÂO

Torrefação de café de Blumenau participa de concurso internacional

26/11/2020 15:55:00

Torrefação de café de Blumenau participa de concurso internacional

A Blum’s Kaffee, de Blumenau, acaba de conquistar o primeiro lugar no concurso Desafio da Torra - Torrefação 2020, na categoria Blend Espresso, que ocorreu em Belo Horizonte (MG). 

A competição tem o objetivo de divulgar os trabalhos, artes e técnicas de micro torrefações brasileiras. 

Agora, o café Blend Espresso da Blum's segue para a Itália para representar o Brasil na etapa internacional, o International Coffee Tasting (ICT). 

Esta é a décima segunda edição do concurso internacional, organizado pelo International Institute of Coffee Tasters e premiará os melhores cafés do mundo.

Além de ganhar como melhor Blend Espresso do Brasil, a Blum’s também ficou em segundo lugar na categoria Espresso Single, que também representará o Brasil na final mundial na Itália e, também como segunda melhor embalagem.  

Cafés campeões

O Blend Espresso da Blum’s, que recebeu o primeiro lugar, foi composto por 75% de um café da variedade catuaí 785, produzido por Jaqueline Giori, nas montanhas capixabas, no município de Castelo (ES) a 1.010m de altitude. 

Os outros 25% do blend foram provenientes de um café da variedade catuaí 62 amarelo, produzido por Sebastião Afonso, do município de Cristina (MG) na região de Mantiqueira de Minas, a 1.220m de altitude. 

O café que ficou em segundo lugar na categoria Single Origin (origem única), foi o mesmo usado no blend, produzido por Jaqueline Giori. 

Matheus Filagrana, também mestre de torra e barista da Blum’s, explica:

“No meio do café especial, de qualidade superior ao gourmet, são utilizados torradores de última geração, além de softwares que ajudam a replicar as bateladas de torras para que o mesmo café, da mesma safra, tenha um perfil sensorial parecido do início ao fim”. 

"Na etapa final nacional do desafio, nós utilizamos uma técnica pouco usada no Brasil, porém amplamente difundida no exterior e fazemos o blend ‘pré-blendado', que é quando misturamos os grãos crus e torramos juntos. Isso foi um diferencial”. 

"A maioria das torrefações utilizam a 'pós-blendagem', que define um perfil para cada grão e torra cada tipo separado, misturando-os depois”.

A gerente geral da Blum’s Kaffee, que também é mestre de torra e barista, Abgail Almeida Paz, afirma:

“Esta premiação mostra o reconhecimento ao cuidado que temos em todo o processo de torrefação, desde a compra das sacas de grãos verdes de produtores diferenciados, escolhidas com muito critério, até a torra, que é minuciosamente controlada”.