Patrocinado
Teatro Carlos Gomes é escaneado para registro de patrimônio histórico

Teatro Carlos Gomes é escaneado para registro de patrimônio histórico

Inaugurado em 1939, o Teatro Carlos Gomes, localizado em Blumenau, se tornou um dos principais pontos turístico da região.

Conhecido por sua arquitetura histórica, seus eventos e atividades culturais, o local representa a história dos blumenauenses e proporciona ao Vale do Itajaí momentos de prazer e descontração, além de oportunidades de aprendizado.

Com o intuito de compilar as condições existentes e atuais do patrimônio e guardá-las para acervo histórico, foi finalizado no mês de abril o escaneamento em 3D do local.

A novidade foi a utilização de um equipamento inédito na cidade, fornecido e aplicado com exclusividade pela empresa WRodacki, que fez um trabalho voluntário no teatro.  

O equipamento utilizado foi o Scanner a laser 3D, que permite uma precisão milimétrica de medição a laser para documentação e pesquisas em 3D.

Segundo a engenheira Camila Kleis Rodacki, com o escaneamento foi possível capturar informações precisas e detalhadas do local para arquivo histórico:

“Por ser um patrimônio histórico, o registro de cada detalhe de maneira exata e ágil foi fundamental. Com o Scanner 3D a precisão das medidas e dos detalhes foi alcançada de maneira milimétrica. No total, em quatro dias, foram levantadas todas as informações necessárias”.

“A realização voluntária deste trabalho efetuado com exclusividade pela empresa WRodacki, com a tecnologia Scanner 3D, foi de extrema importância para história de Blumenau, pois esta documentação imortaliza a arquitetura, interior e a fachada do teatro com a tecnologia. Este registro do patrimônio histórico possibilita a reconstrução, ampliação ou até mesmo o restauro futuramente do teatro Carlos Gomes”, apontou o secretário de Turismo e Lazer de Blumenau e presidente do Teatro Carlos Gomes, Ricardo Stodieck.

Camila ainda ressalta que o Scanner 3D tem vantagens diretas e indiretas que vão desde a minimização de riscos, até a redução de visitas a campo:

“Após a medição do local e com o registro completo, é possível utilizar o arquivo digital para novas medições em escritório, sem necessidade de retornar ao local, permitindo também o desenvolvimento de novos projetos para o patrimônio”.

Acompanhe o vídeo do escaneamento do Teatro Carlos Gomes aqui.

 

O Scanner a laser 3D

Fabricado na Alemanha, pela empresa Faro Technologies, permite realizar medições de estruturas de forma rápida, simples e precisa, com redução de erros, produtividade e eficiência. 

O produto é uma nuvem de pontos e, cada ponto possui uma coordenada x,y,z, ou seja, entrega um modelo digital 3D que possibilita inúmeras aplicações, desde a criação de um projeto baseado nas características originais, memória documental, até perícia.

Alguns benefícios do Scanner a laser 3D são: aumento de potencial produtivo, redução de visitas ao local, registro completo do ambiente, minimização de riscos, agilidade em campo, interoperabilidade, qualidade de dados, redução de retrabalhos, redução de equipe de campo e eliminação de atividades sem valor agregado.


Patrocinado