AGRICULTURA

Klabin expande programa “Matas Sociais” de agricultura familiar para SC

23/11/2020 15:25:00

Klabin expande programa “Matas Sociais” de agricultura familiar para SC

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do país, expandiu para Santa Catarina o programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis.

O programa busca fortalecer a agricultura familiar, desde a produção até a comercialização. 

Para marcar a chegada do programa, a empresa realizou no dia 9 de novembro, um seminário em Otacílio Costa, com o tema “Coalizão de apoio à agricultura familiar na Serra Catarinense”. 

O evento, promovido pela Klabin e Apremavi, teve apoio do IFSC, Udesc/CAV e a Epagri.

Contou com mais de 30 participantes e com transmissão online.

Assim como no Paraná, o programa Matas Sociais passa a dar apoio aos agricultores familiares dos municípios e das comunidades do entorno das operações da Klabin em Santa Catarina.

O apoio vai desde as etapas de produção, a adequação ambiental, apoio à comercialização de alimentos, passando por ações de formação, diversificação da propriedade e incentivo ao cooperativismo. 

O programa Matas Sociais, prevê dentre outras ações, que os produtores façam cursos, mutirões, visitas de intercâmbio e recebam gratuitamente mudas de plantas nativas para a recuperação de áreas degradadas, além do apoio à produção sustentável. 

Com foco no fortalecimento da agricultura familiar, o Matas Sociais soma esforços ao Programa Matas Legais, desenvolvido no estado há mais de 15 anos.

Além de incentivar a silvicultura de florestas plantadas, seja de pínus ou de eucalipto, com um plano de manejo sustentável, o programa também prevê o enriquecimento de florestas secundárias, o auxílio na conservação de fontes hídricas e do solo, a proteção da biodiversidade e a agricultura orgânica.

Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, afirma:

“O Matas Sociais promove oportunidades econômicas, sociais e ambientais, com diversas ações para a formação dos agricultores familiares”. 

“Estamos muito otimistas com os resultados que alcançaremos nessa nova etapa de atuação agora em Santa Catarina”.

“Neste momento, nossa ação de apoio à produção e comercialização dos produtos agrícolas ocorre no município de Otacílio Costa”. 

“Para 2021, está prevista a chegada do programa nas cidades catarinenses de Correia Pinto e Lages”.

Edinho Pedro Schaffer, presidente da Apremavi, destaca a importância do seminário: 

“O seminário apresentou alternativas e possibilitou a troca de experiências entre os participantes”. 

“O trabalho com agricultura familiar é um dos pilares da parceria Apremavi e Klabin nesses 15 anos de trabalho em Santa Catarina visando a restauração e a conservação de áreas”. 

“Nessa nova fase, o programa tem como objetivo promover alternativas econômicas e sociais para os agricultores da região de atuação da Klabin no estado”.





Especialista nacional em tributação imobiliária palestra em Blumenau sobre Reforma Tributária

Evento ocorre em 18 de setembro, numa parceria do Núcleo Imobiliário da ACIB com a Service Serviços Contábeis