Patrocinado
Multinacional austríaca tem programa de estágio reestruturado por empresa de Blumenau

Multinacional austríaca tem programa de estágio reestruturado por empresa de Blumenau

O Programa de Estágio da ANDRITZ, multinacional especializada em soluções e tecnologia de separação sólido/líquido, foi recentemente reestruturado pela empresa de Blumenau, Effortt Brasil, que atua com consultoria em transformação de negócios.

O resultado da reestruturação foi a conquista de três importantes prêmios, sendo eles:

  • 1º lugar como Melhores Práticas de Estágio no Prêmio IEL de Santa Catarina

  • 3º lugar como Melhores Práticas de Estágio no Prêmio IEL Nacional

  • 1º lugar no Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo na categoria Indústria

“O programa de estágio começou em julho de 2017, por meio de técnicas de inovação e gestão. Começamos com a aplicação de grupos focais (focus group), utilizando técnicas de design thinking e visual thinking e, um diferencial no projeto foi a co-criação. Também trouxemos outras pessoas especializadas na área para contribuir com seus conhecimentos como o pessoal jovem que está iniciando no mercado de trabalho”, destaca Rodrigo Schilling, CEO da Effortt Brasil.

“O programa foi desenvolvido para proporcionar uma experiência diferenciada aos estagiários. Todo projeto foi pensado dentro da metodologiaGamification. O processo tem duração de dois anos e é dividido em quatro fases, com duração de seis meses cada”, ressalta Michelli Gadotti, Gerente de Gestão de Pessoas da ANDRITZ Separation.

 

O Programa de Estágio

Com foco em desenvolver competências comportamentais, técnicas com orientações, integração e também converter estagiários em funcionários, os estagiários passaram por uma seleção de talentos.

Os aprovados participam hoje de um programa de capacitação no qual recebem mentoria degestores internos e externos, treinamentos, experiência profissional e curso de inglês.

Uma das fases do programa é o Jobrotation, que proporciona o acompanhamento de cada área para oferecer ao estagiário um maior conhecimento sobre a dinâmica utilizada em cada área, desde o primeiro contato com o cliente até a entrega final do produto.

Os treinamentos têm como foco dar o apoio necessário para cada projeto e também para o desenvolvimento profissional individual dos estagiários.

AMentoria também faz parte do programa de estágio. Com isso, os estagiários recebem o feedback de cada etapa do desenvolvimento do projeto,podendo melhorar as competências e alcançar os objetivos desejados.

Por fim, na etapa do desenvolvimento do Projeto, o estagiário terá a oportunidade de desenvolver um projeto para solucionar necessidades internas da empresa.

O estagiário em destaque ganha como prêmio uma viagem para visitar a unidade na Europa e o segundo melhor, ganha uma visita nas unidades da América Latina.

Além disso, os estagiários que completam o projeto também recebem um passaporte pago pela ANDRITZ e a oportunidade de serem efetivados pela empresa.

“A reestruturação do programa durou cerca de dois meses e hoje o programa está em execução. Até o momento já aconteceram três bancas de avaliação dos projetos desenvolvidos pelos estagiários, bem como visitas técnicas, e apresentação em bancas de outros programas”, ressalta Schilling.


Patrocinado