INDÚSTRIA

Whirlpool completa 70 anos em Joinville

10/11/2020 13:55:00

Whirlpool completa 70 anos em Joinville

Em 11 de novembro, a Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, completa 70 anos em Joinville. 

A companhia está na cidade desde 1950 e, para agradecer o acolhimento, organizou ações para celebrar a data.

 

A história teve início quando Rudolf Stutzer e Guilherme Holderegger tentavam consertar um velho refrigerador, numa época em que esses eletros eram todos importados. 

Após meses de pesquisa, produziram um protótipo: a primeira geladeira brasileira. 

Com investimento do cônsul Carlos Renaux, que deu origem ao nome da marca Consul, em 1950, em um pequeno galpão onde hoje funciona o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, foi fundada a Indústria de Refrigeração Consul S/A.

 

Em 1972, a Consul atingia a marca de 1 milhão de produtos produzidos.

E em 1976 passou para o controle acionário do grupo Brasmotor, empresa brasileira dona da marca Brastemp e, na época, líder no mercado de eletrodomésticos. 

Em 1994 acontece a fusão das marcas Consul e Brastemp, formando a Multibrás, adquirida pela Whirlpool em 1997. 

 

O legado de responsabilidade social também marca essas sete décadas. 

Inaugurado em 2002, o Consulado da Mulher, ação social da marca Consul que investe no empreendedorismo feminino, chegou na cidade no mesmo ano e já beneficiou mais de 12 mil pessoas em Joinville.

 

Olhando para seus colaboradores e familiares, a empresa investiu em importantes ações voltadas também para as mulheres.

Entre elas estão a formação do grupo de gestantes, lançamento de uma sala de lactação e o berçário que foi reinaugurado com melhorias no começo do ano.

Para garantir a saúde e bem-estar dos funcionários, a Whirlpool proporciona dois dias de home office para cargos administrativos e um amplo programa de ergonomia.

Oferece e incentiva atividades para manter o estilo de vida saudável, como o Corro por Elas, corrida que arrecada renda para o Consulado da Mulher e acontece desde 2012.

 

Em prol do meio ambiente, desde 2000, nenhum refrigerador usa mais o gás nocivo à camada de ozônio.

Em 2015, a Companhia zerou o envio de resíduos para aterros, meta estabelecida pelo Programa Resíduo em 2011. 

Na Unidade Joinville, a área verde preservada abriga 96 espécies de árvores e 1361 espécies de animais, e o programa de eficiência energética e otimização do uso de água garante a reutilização de 290 milhões de litros do recurso.

 

A Whirlpool também marca presença em um hub de inovação aberta em Joinville, a Linklab, inaugurada pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia)

Desde de 1981, a empresa mantém parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de pesquisas, gerar conhecimento e atrair talentos para a criação de produtos mais competitivos e diferenciados.

Dessa parceria, nasceu o Centro de Tecnologia de Refrigeração, tornando-se o maior laboratório da América Latina e um dos maiores do mundo no seu ramo de atuação.

 

Na fábrica de Joinville, a implementação do World Class Manufacturing (WCM) trouxe competitividade, desenvolvimento de pessoas e de tecnologias, além de aumento da qualidade do trabalho e um crescimento de produtividade de 15% ao ano. 

Os bons resultados levaram à conquista da primeira certificação da metodologia, classificada como Bronze, em 2019.

 

Em 2020, com a pandemia do coronavírus, a companhia, ciente também de seu papel social, além da doação de produtos e aportes financeiros para hospitais e instituições, que totalizam mais de R﹩700 mil na região, passou a produzir máscaras face shield, doou ventiladores pulmonares e, em uma parceria com o SENAI e a FIESC, entregou mais de 60 aparelhos consertados para o estado de Santa Catarina.

 

Já em tom de aniversário de 70 anos, a Whirlpool preparou ações na cidade, como a Live Solidária com Escola do Teatro Bolshoi. 

Além disso, com o objetivo de fomentar a renda das assessoradas pelo Consulado da Mulher e homenagear os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, estão sendo entregues mais de 3 mil doces preparados pelas empreendedoras.