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Logistique se reinventa e aborda temas de relevância nacional e internacional 

09/11/2020 15:45:00

Logistique se reinventa e aborda temas de relevância nacional e internacional 

A Logistique Web Conference, carro-chefe da edição 2020 da Logistique – Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais de Cargas, foi realizada de 4 a 6 de novembro no formato totalmente digital.

Reuniu grandes nomes da economia, relações internacionais, comércio exterior, transporte multimodal, logística e intralogística, e relevante conteúdo direcionado às respectivas áreas. 

A programação foi distribuída em três áreas distintas, o que propiciou uma maior abordagem dos temas propostos. 

 

Segmentação 

O primeiro da Logistique Web Conference reuniu experts em economia, comércio internacional e relações internacionais.

A programação foi aberta pelos economistas Caio Megale e Welber Barral, que abordaram a realidade da economia global, a inserção do Brasil nesse contexto, e as alternativas para minimizar os impactos da crise global. 

 

Os embaixadores da China no Brasil, Yang Wanming, dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi, e da União Europeia, Ignacio Ybáñez, participaram de mesas redondas com Maitê Bustamante e Mário Cezar de Aguiar, mais a especialista em relações internacionais Carolina Valente, representantes da indústria catarinense e jornalistas da área econômica. 

 

O presidente da Fiesc participou do debate com o embaixador Saleh Alsuwaidi e apresentou um panorama da economia catarinense. 

Chamou a atenção para o crescimento do índice de confiança do empresário, indicador importante que sinaliza uma tendência de investimento.

Maitê Bustamante mediou o debate com o embaixador Ignacio Ybáñez e participou como convidada de mesa redonda com o embaixador da China no Brasil Yang Wanming, que teve Carolina Valente como mediadora. 

 

Multimodalidade 

 

A logística e o transporte multimodal de cargas foram a tônica do segundo dia da conferência. 

Um importante painel internacional reuniu o presidente do Sistema Fiesc com os executivos Thomas Nobel, Lars Deiterding e Jens Klauenberg, das respectivas Deutsche GVZ-Gesellschaft, Hacon e Logistics Alliance Germany - LAG Transport Logistic, grandes especialistas de tradicionais empresas que logística que operam nos mercados alemão e europeu. 

Na pauta discussões sobre a experiência multimodal alemã e as melhores práticas no hub central da Europa. 

 

Case da global FedEx Express abordou a tecnologia como pilar fundamental no atendimento do e-commerce e um painel direcionado ao transporte marítimo de cargas reuniu o presidente do Grupo Maersk para o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, Julian Thomas; os presidentes do Porto Itapoá, Cassio Schreiner, e Portos do Paraná, Fernando Garcia da Silva; além de executivos das gigantes BR Foods e Berneck SA. 

A mediação foi de Leandro Carelli Barreto, especialista em Economia Internacional e Inteligência Competitiva. 

 

Outro ponto alto da programação do segundo dia foi um painel que discutiu o papel do transporte rodoviário de cargas na cadeia logística. 

As discussões englobaram o papel do caminhão no transporte multimodal, a regulação do transporte rodoviário, a composição ideal dos preços e a realidade atual, o peso do custo do transporte rodoviário na composição do Custo Brasil, a falta de infraestrutura e o respectivo impacto na cadeia do transporte.

Entraram ainda nas discussões o impacto da legislação trabalhista no setor, obrigatoriedade do código identificador de operação de transporte, segurança, infraestrutura e situação da frota. 

 

Participaram do painel representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), da Federação dos Transportadores de Cargas de Santa Catarina (Fetrancesc) e da Transpocred – Cooperativa de Crédito Ari Rabaiolli; da MAN Latin America – Volkswagen Caminhões e Ônibus e do presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e de Operações Logísticas de Joinville (Setracajo). 

A mediação foi de Dagnor Roberto Schneider, presidente da Concórdia Logística, vice-presidente da Fetrancesc e diretor da CNT. 

 

Logística e intralogística 

A programação do terceiro e último dia da Logistique Web Conference abordou a intralogística ou logística in house.

A ferramenta otimiza toda a gestão da cadeia de suprimentos e os processos e tem influência decisiva na eficiência dos serviços das empresas. 

Aumenta ainda a produtividade e o valor do negócio e ganha ainda mais importância quando se fala em diferenciais competitivos. 

A programação do Intralogistic Day foi amplamente estruturada com a curadoria do IMAM Consultoria e Treinamento, Supply Chain e Desenvolvimento Organizacional, para atender as reais necessidades do mercado. 

 

Foram mostrados cases do Grupo Movicarga e Célere Intralogística, Dematic, Cacau Show, Oracle Brasil, SSI Schäfer - Sistemas de Automação e da global 3M. 

A apresentação e mediação ficou a cargo do diretor do IMAM, Eduardo Banzato

 

A diretora de conteúdo da Logistique, Karine Marmitt, comenta:

 

“Foram três dias de conteúdo riquíssimo e de grande interesse dos setores que atuam nas áreas de logística, comércio exterior, intralogística e transporte multimodal”. 

“As abordagens aconteceram de forma bastante segmentada e temos a plena convicção de termos trazidos para o evento os principais nomes dos segmentos que optamos por abranger”.

 

Leonardo Rinaldi, diretor geral da Logistique, aponta:

 

“A realização da edição 2020 foi uma conquista. Já planejamos a edição do ano que vem, previamente agendada para os dias 5, 6 e 7 de outubro, no Complexo de Exposições da Expoville, em Joinville”. 

“Com todas as mudanças impostas pelo ‘novo normal’ precisamos nos reinventar, quebrar paradigmas, mas conseguimos realizar um evento com excelente conteúdo e reunimos um público altamente especializado”. 

“Só temos a comemorar os resultados esta edição e já começamos a pensar na próxima”.