PREMIAÇÂO

Termotécnica comemora conquista de Prêmios da ABRE e da ABRH-SC

06/11/2020 16:30:00

Termotécnica comemora conquista de Prêmios da ABRE e da ABRH-SC

A Termotécnica, companhia de Joinville produtora de soluções em EPS (isopor®), recebeu ao mesmo tempo, o Prêmio ABRE de Embalagens 2020, da ABRE (Associação Brasileira de Embalagens), e o 11º Prêmio Ser Humano SC, da ABRH SC (Associação Brasileira de RH – Santa Catarina). 

 

A companhia conquistou o Troféu Bronze do Prêmio ABRE 2020 na categoria Soluções para Varejo e e-Commerce com uma embalagem para aquecedores desenvolvida para a multinacional japonesa Rinnai.

Essa solução para aquecedores, desenvolvida com a tecnologia iPack – patenteada pela Termotécnica –, substituiu as caixas de papelão, proporcionando ao cliente ganhos de processos, ampliação das comercializações por outros canais e segurança no transporte (integridade e funcionalidade até o consumidor). 

Além disso, o seu ecodesign adapta-se a diversos modelos de produtos, proporcionando menor uso de matéria-prima, reciclagem e ganhos em sustentabilidade.

 

No Prêmio Ser Humano SC, a Termotécnica foi uma das vencedoras na categoria Gestão de Pessoas e Desenvolvimento com o case “Nossa CIPA é Show”. 

Premiada também em 2016 e 2019 com o Prêmio Segurança Brasil, a cultura da segurança, da qualidade e da melhoria contínua faz parte da estratégia da empresa. 

Desde 2012 consta no Mapa Estratégico da companhia e é desdobrada no BSC (Balanced Scorecard). 

Os indicadores de desempenho medem não só o parâmetro de segurança, como também a satisfação dos colaboradores.

 

Inovação com sustentabilidade

 

Detentora de 40 patentes de novas tecnologias, desde a sua fundação há 59 anos, a Termotécnica tem sido pioneira e protagonista no mercado de EPS no país, tendo a inovação e a sustentabilidade no seu DNA. 

É uma das empresas mais sustentáveis do Brasil de acordo com o Guia Exame 2019. 

Com matriz em Joinville e unidade de reciclagem no Distrito de Pirabeiraba, a Termotécnica possui também unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

 

Para dar uma destinação ambientalmente correta e sustentável ao EPS pós-consumo, desde 2007 a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material em todo o Brasil. 

Já são mais de 40 mil toneladas de EPS pós-consumo que ganharam um destino mais nobre – cerca de 1/3 de todo o material consumido no país. 

O Programa Reciclar EPS é de fato a economia circular na prática: após seu uso e reciclagem, o EPS é transformado novamente em matéria-prima para outras aplicações.

 

Em tempos de pandemia por Covid-19, a Termotécnica lançou o Safe Pack Antiviral e Antibacteriano. 

Com desenvolvimento 100% nacional, patenteado e inédito no mercado, o Safe Pack utiliza nanotecnologia para reduzir o tempo e a quantidade dos agentes virais e de bactérias nas embalagens em EPS produzidas pela companhia.

 

O presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, declara:

 

“Em um ano tão desafiador, a Termotécnica não parou de inovar. Em tempos de pandemia fizemos vários movimentos para atender esse ‘novo normal’ e oferecer aos clientes e ao mercado soluções de embalagens mais ativas, eficientes e seguras, adequadas aos novos padrões de consumo. Isso sem descuidar da segurança e bem-estar dos nossos colaboradores”.

“Conseguimos oferecer para nosso cliente uma solução de alta proteção para o produto”. 

“Houve ganhos na conteinerização das mercadorias no caminhão, proteção da integridade física dos produtos durante o transporte, redução do peso total do produto embalado e aumento da competitividade nos envios via e-commerce”. 

“Além disso, permitiu que o cliente aumentasse a participação nas vendas por e-commerce – muito relevante para o desempenho financeiro em tempos de pandemia”. 

“Ao fazer a compra pela internet, nossa embalagem garante que a mercadoria chegue na casa do cliente final de forma íntegra e segura”.

 

A diretora de Operações, Regina Zimmermann, explica: 

 

“Com o objetivo de formar CIPAs protagonistas da cultura para a segurança e atendendo a Política Integrada de Gestão da Termotécnica foi definido um padrão de atuação”. 

“As ações implementadas são compartilhadas entre todas as fábricas da Termotécnica em cinco estados do país, gerando a melhoria contínua”. 

“A padronização trouxe maior eficiência no planejamento, programação e execução das ações das comissões e permitiu maior integração entre as CIPAs das unidades”. 

“Com isso, a atuação da CIPA foi valorizada, sendo percebida tanto pelos integrantes quanto pelos funcionários que passaram a participar de forma mais comprometida das ações implementadas pelas comissões.”