INVESTIMENTOS

SENAI entrega laboratório de manufatura avançada em Joinville

06/11/2020 15:40:00

SENAI entrega laboratório de manufatura avançada em Joinville

A Federação das Indústrias (FIESC) entregou nesta sexta-feira (6), em Joinville, um laboratório de manufatura avançada que beneficiará estudantes do SENAI na região. 

O espaço recebeu R$ 3,5 milhões de investimentos.

Oferece uma série de equipamentos para o ensino profissionalizante nas áreas mecânica, eletromecânica, mecatrônica, automação, fabricação mecânica, metalurgia e fundição. 

 

Viabilizado em parceria com a indústria Schulz, o laboratório segue o conceito de ‘internet das coisas’, com máquinas sendo monitoradas a distância. 

Tem ênfase na criação de peças e componentes que atendam a indústria catarinense. 

Para isso, oferece aos estudantes máquinas de manufatura aditiva (protótipos em 3D), usinagem, metrologia, sistemas de CAD e CAM (softwares para desenhar os programas de usinagem). 

 

A máquina alemã da Heller é um dos principais equipamentos do espaço. 

Ela garante a fabricação exata de componentes produzidos em série, chegando a atingir a precisão na ordem de um milésimo de milímetro. 

 

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destaca:

 

“O SENAI está cada vez mais próximo da tecnologia que os estudantes encontrarão nas indústrias após a formação, aumentando assim a produtividade, resolutividade e, principalmente, a sua capacidade de inovar. Aliás, a inovação é um dos pilares da nossa gestão”. 

“A indústria catarinense compete em nível global, por isso, precisamos inovar constantemente para seguir contribuindo com o crescimento do nosso estado”.

 

Evair Oenning, diretor de educação e tecnologia da FIESC, frisa: 

 

“Temos aqui, um centro de usinagem com tecnologia alemã da Heller, equipamentos de manufatura aditiva de origem americana, bem como infraestrutura japonesa de metrologia para o controle da qualidade de todos os itens fabricados”. 

“Todo esse arcabouço tecnológico, proveniente dos mais diversos continentes, estão integrados e conectados no SENAI, tornando a indústria 4.0 acessível e relevante aos que buscam conhecimento nas nossas escolas”.