FINANÇAS

Veja as vantagens de fazer o controle de pagamentos e recebimentos online

30/10/2020 10:00:00

Veja as vantagens de fazer o controle de pagamentos e recebimentos online

Empresas que conseguem gerir o seu dinheiro de forma eficiente são mais bem sucedidas nas suas operações. No entanto, para usufruir de uma visão correta da situação, elas precisam ter conhecimento tanto do que entra no caixa quanto do que sai. É aqui que fica o segredo para garantir a saúde financeira da sua empresa. 

 

Mas, o que isso tem a ver com o controle de pagamentos e recebimentos online?

 

Bom, isso significa que, com a chegada da tecnologia, fazer a gestão das entradas e saídas de dinheiro do caixa ficou muito mais fácil. 

Já passou da época em que fazer anotações em cadernetas ou planilhas era algo prático e funcional. Hoje, existem inúmeros softwares e aplicativos que resolvem a questão do controle de pagamentos e recebimentos de uma maneira muito mais simplificada.

 

Por que fazer o controle de pagamentos e recebimentos online

A gestão dos recebimentos é algo essencial para a sustentabilidade da empresa, independentemente do modelo de negócio. Você precisa ter total conhecimento e controle de quais são as entradas de receita no caixa, suas datas e valores. 

Assim, fica mais fácil fazer a coordenação com a gestão de pagamentos, garantindo que nada seja quitado em atraso ou que falte dinheiro para comprar os suprimentos necessários para a empresa.

 

É por isso que, para fazer o controle de pagamentos e recebimentos online de uma forma eficiente, o ideal é escolher uma solução que se encaixe nas necessidades da sua empresa. Vale procurar softwares, por exemplo, que ofereçam funções capazes de facilitar a gestão das entradas e saídas. 

Há alternativas, como o ERP por exemplo, em que é possível controlar e visualizar o fluxo de caixa em formatos variados, o que possibilita simular situações diferentes e tomar decisões com mais facilidade e alto grau de assertividade.

 

Funcionalidades que permitam a definição de um bom fluxo de faturamento e cobrança também são indispensáveis. Isso porque, ao estabelecer como e quando cada uma dessas atividades deve acontecer, você evita que suas vendas e cobranças passem despercebidas pelo financeiro. Lembrando, claro, de sempre ter bastante rigor no momento de fazer os lançamentos, para que nada dê errado no fim.

 

E não esqueça de dar atenção também aos pagamentos. Como os recebimentos já estão todos lançados e podem ser consultados de forma rápida e clara, fica fácil saber se existem recursos para garantir que tudo será quitado. Existem, inclusive, plataformas capazes de cruzar esses dados de forma automática, verificando se está tudo em equilíbrio para manter a sustentabilidade do negócio.

 

Verdade seja dita, uma boa solução de pagamento e recebimento online pode fazer muito mais! Ela ajuda no planejamento dos pagamentos para que haja disponibilidade de recursos de modo que não prejudique o fluxo de caixa e, se necessário, bloqueia compras não planejadas por meio de controles preestabelecidos.

 

Os benefícios de fazer o controle de pagamentos e recebimentos online

Os benefícios de migrar para um controle eficiente de pagamentos e recebimentos online são inúmeros. No tópico anterior, levantamos algumas funcionalidades que um bom software pode oferecer à sua empresa e que trazem diversos benefícios para o dia a dia das finanças, mas não para por aí. 

 

Por isso, a WK SIstemas trouxe mais uma lista de resultados que o seu negócio pode alcançar usando uma solução automatizada. Confira:

 

  • Integração direta com todas as áreas da empresa por meio de processos e regras personalizadas;

  • Eliminação de pagamentos indevidos com controle de autorização eletrônica sobre eles;

  • Redução da inadimplência, já que fica mais fácil gerir seus clientes com alertas preventivos e emissão de cobranças automáticas;

  • Eliminação de pagamentos duplicados de títulos e/ou de quantias adiantadas a fornecedores;

  • Rastreamento dos recebimentos, pagamentos, origem de receitas e despesas;

  • Conciliação bancária automatizada por meio de importações de extratos;

  • Controle eficaz dos pagamentos por meio de regras eletrônicas para autorizações de pagamentos por alçada que podem ser administradas remotamente por aplicativos, de qualquer lugar;

  • Integração online com serviços especializados em geração de boletos, cobranças e pagamentos.

 

Conheça o software ideal para a sua empresa

As soluções da WK Sistemas para gestão financeira foram pensadas para atender e integrar cada detalhe dos processos dessa área. E faz isso de forma ágil, com o melhor custo-benefício e implantação acelerada. 

Com elas, você vai controlar vendas, cobranças, recebimentos, orçamentos, compras, pagamentos, integração bancária, conciliações, gestão por centro de resultados e fluxo de caixa. Tudo isso com uma tecnologia de ponta e concentrado em um só lugar, o ERP Radar Empresarial, para que a rotina seja ágil e prática.

 

Falando especificamente do controle de pagamentos e recebimentos, o nosso ERP faz a recepção, em tempo real, de títulos de contas a pagar e receber, provenientes de compras, vendas, impostos, comissões, folha de pagamento, devoluções e adiantamentos, facilitando a gestão das finanças. E por meio da integração bancária é feito a supervisão das movimentações e as conciliações de maneira automatizada, eliminando retrabalhos e aumentando a eficiência e a segurança.

 

Além disso, a WK tem parceria com a PagueVeloz, uma prestadora de serviço que autoriza a aplicação e os processos de pagamento online, permitindo que eles possam ser executados em segurança e de forma rápida. 

Por meio dela, é possível ter rotinas de integração online com os serviços de geração de boletos, cobranças e pagamentos. Isso permite fazer o cadastro online dos clientes, fazer a integração com o módulo financeiro do ERP Radar Empresarial, gerar os boletos, enviar automaticamente aos clientes e dar baixa online no ERP.

 

Com todas essas facilidades, você não vai continuar usando as antigas planilhas para controlar os seus pagamentos e recebimentos, certo? Entre em contato com a Wk e conheça melhor o que o ERP pode fazer pela sua empresa.