SUSTENTABILIDADE

Porto Itapoá recebe Prêmio Via Viva como o mais sustentável do país

26/10/2020 11:15:00

Porto Itapoá recebe Prêmio Via Viva como o mais sustentável do país

O Porto Itapoá recebeu na última sexta-feira (23), o Prêmio Via Viva 2020, concedido pelo Ministério da Infraestrutura em reconhecimento às ações ambientais desenvolvidas.

O terminal garantiu o prêmio na categoria Setor Portuário.

 

O novo reconhecimento soma-se a outros prêmios de sustentabilidade nacionais e internacionais que o Porto Itapoá vem recebendo em seus nove anos de operação.

 

A escolha do Porto Itapoá pelo Ministério da Infraestrutura como o mais sustentável entre os portos brasileiros, teve como base o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) desenvolvido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que já havia premiado o Porto Itapoá em primeiro lugar entre os terminais portuários privados. 

Referência no setor, o IDA é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no país e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações.

 

A premiação ocorreu durante o evento Via Viva 2020, Seminário de Infraestrutura de Transportes, promovido pelo Ministério da Infraestrutura.

O evento é reconhecido por fomentar discussão sobre temáticas socioambientais relevantes para um setor tão dinâmico e desafiador.  

Neste ano, em função da pandemia, as atividades, com foco em três subeixos (financiamento verde, resiliência e baixo carbono), aconteceram de forma virtual. 

 

Na premiação estavam Diogo Piloni, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mateus Salomé do Amaral, Subsecretário de Sustentabilidade do Ministério da Infraestrutura e Adalberto Tokarski, Diretor da ANTAQ.

 

O prêmio foi recebido pelo Diretor do Porto Itapoá, Roberto Pandolfo, que falou do compromisso do Porto Itapoá com a Sustentabilidade, como um dos três pilares de atuação:

 

“Nossa atuação socioambiental faz parte da estratégia do Terminal desde o início de nossas operações e este reconhecimento por parte do Ministério da Infraestrutura tem um fator motivador muito especial, que vai ao encontro do que entendemos ser o modelo de desenvolvimento do setor portuário no País”.