PLANEJAMENTO
Pesquisa de mercado: saiba a importância de se planejar para o próximo ano
15/10/2020 09:45:00
Além dos impactos sociais, a Covid-19 também gerou inúmeros impactos econômicos.
Mesmo em meio a tantas incertezas, o mundo corporativo não para.
Além da busca por obter os resultados almejados, precisa pensar estrategicamente e realizar o planejamento para o próximo ano.
A especialista em marketing e diretora da AskNew, instituto de pesquisa de Blumenau que atua há sete anos em Santa Catarina, Janine Kuroski, ressalta:
“As empresas não devem ignorar o quanto uma boa pesquisa de mercado é aliada importante dos negócios, auxiliando no desenvolvimento de um planejamento estratégico mais confiável”.
“Pior do que não ter os dados personalizados para o negócio, é basear decisões estratégicas em dados generalistas e, por vezes, inadequados e incorretos”.
Atualmente há excesso de informações disponíveis em todos os lugares. Porém, nem tudo que está disponível e pronto para ser utilizado, será exatamente sobre o seu mercado e o seu cliente:
“Apenas um estudo exclusivo e privativo pode proporcionar um diferencial competitivo para as organizações”.
“Não há negócio que não apresente novidades mercadológicas importantes pós pandemia. Será preciso se aprofundar, entender e ajustar”.
A especialista explica que existem diversas metodologias para atender aos diferentes objetivos de pesquisa de mercado, sendo eles:
-
Identificar tendências do setor, macro e micro.
-
Testar novas ideias, produtos, serviços, posicionamentos, campanhas.
-
Compreender a imagem da sua marca e dos concorrentes, bem como a participação de mercado.
-
Medir a satisfação dosclientes, seja no mercado B2B ou B2C.
-
Validar a demanda de mercado para startups ou outros novos negócios.
Agilidade e precisão
Janine explica que o dinamismo do mercado exige dos empreendedores tomadas de decisão rápidas e corretas:
“Os projetos personalizados são preparados no mesmo dia, sem custo para o possível contratante da pesquisa”.
“Se aprovado, parte-se para o planejamento do campo, desenvolvimento dos instrumentos e realização, que está cada dia mais ágil, em torno de vinte dias na média”.
Diversos métodos de pesquisas presentes no mercado hoje são eficazes e trazem resultados e insights fundamentais para o sucesso da empresa:
“Já se foi o tempo em que as pesquisas eram demoradas e caras, elas podem e devem participar da rotina de decisões das empresas, mas não apenas em tempos de planejamento estratégico”.
ConexãoNF-e - Consulte e gerencie NFe, CTe e NFSe de todas as prefeituras do Brasil
Actus Auditores Independentes - Auditoria independente, consultoria e assessoria
Lince Tech - Potencializando negócios através de Pessoas, Tecnologia e Inovação
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
Service Contabilidade - Assessoria contábil e fiscal