Negócios

Programa JURO ZERO estimula pequenos negócios no oeste de SC

14/09/2020 13:30:00

Programa JURO ZERO estimula pequenos negócios no oeste de SC

O Programa JURO ZERO, de grande alcance social e positivos efeitos econômicos, está estimulando os microempreendedores e fortalecendo os pequenos negócios no oeste de SC desde novembro de 2011.

Nesses nove anos, aprovou 3.737 contratos e liberou R$ 11,3 milhões pela Credioeste.

 

O Juro Zero resulta de uma parceria do Governo do Estado (por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina - Badesc), com o Sebrae/SC e as instituições de microcrédito intermediadas pela Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (Amcred).

 

No oeste catarinense, o programa é operado pela Agência de Microcrédito Credioeste.

A principal clientela são os microempreendedores individuais (os MEIs), uma categoria jurídica em expansão que mantém negócios nos mais variados segmentos. 

Em Chapecó estão formalizados 11.834 MEIs e, no oeste, 30.113.

 

O presidente Ivonei Barbiero e a gerente executiva Márcia Biffi expõem que o papel da Credioeste é operacionalizar o programa, fazendo com que os recursos cheguem até o público-alvo por meio dos agentes de crédito que atendem Chapecó e região.

Cada microempresário pode acessar por duas vezes o programa.

Pagando em dia o primeiro contrato pode fazer um segundo crédito.

 

O maior tomador de crédito foi o segmento de serviço (56,75%), seguido do comércio (37,07%) e a finalidade foi para capital de giro em 99,17% dos casos. 

O perfil médio revela que 82,44% dos clientes têm idade entre 21 e 50 anos.

Cerca de 55,57% são do gênero masculino e 44,43% do feminino.

 

As principais atividades financiadas pelo programa Juro Zero no oeste catarinense foram obras de alvenaria, comércio varejista, cabeleireiros e manicures, promoção de vendas, serviço de pintura de edifícios, bares e outros estabelecimentos, atividades de estética, instalação e manutenção elétrica e serviços domésticos.

 

O desempenho do programa é medido pelo sucesso dos pequenos empreendimentos e pela baixa inadimplência, pois apenas 2,86% estão em atraso ou não devolveram os recursos.

 

CONDIÇÕES

 

Os financiamentos por meio do Juro Zero são de até R$ 5 mil, divididos em oito parcelas. 

O programa subsidia a taxa de juro mensal desses empréstimos para os MEIs que estiverem com os pagamentos em dia. 

Com isso, quem pagar até a sétima parcela sem atrasos, terá a oitava paga pelo Governo do Estado.

 

Para conseguir o crédito, é preciso estar devidamente cadastrado e apresentar CNPJ e certificado de empreendedor individual (MEI). São necessários documentos pessoais (CPF, RG, comprovante de endereço atual e renda atualizado) do empresário e do cônjuge/companheiro. 

Além disso, o microempresário não pode ter restrição cadastral (SPC/Serasa), precisa residir em Santa Catarina e precisa de um avalista.