Tecnologia

Novo software vai beneficiar 13 mil suinocultores catarinenses

16/09/2020 08:30:00

Novo software vai beneficiar 13 mil suinocultores catarinenses

A Embrapa Suínos e Aves, com apoio do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e do Sindicarne, faz o Lançamento do Software de Gestão Ambiental da Suinocultura (SGAS). 

A ferramenta vai dar mais rapidez ao licenciamento de granjas de suínos em SC, contribuindo com cerca de 13 mil produtores de todo o estado.

 

O sistema foi desenvolvimento pela Embrapa Suínos e Aves com base na Instrução Normativa 11/2014.

Foi validado com dados compartilhados pelo IMA por meio de contrato de cooperação técnica. 

O Sindicarne também é parceiro deste projeto. 

O lançamento do SGAS ocorre em 16 de setembro, a partir das 14h, pelo canal do Youtube.

 

A gestão ambiental da suinocultura envolve vários fatores.

Entre eles estão o projeto e dimensionamento das granjas e dos sistemas de tratamento de efluentes, manejo de coprodutos da produção animal, monitoramento de indicadores de qualidade ambiental e também o licenciamento ambiental da propriedade para que seja implantada e opere dentro dos limites das legislações ambientais vigentes no país.

Até agora, os projetos eram feitos de forma manual, porém demandavam mais tempo para os consultores ambientais e também para a análise dos processos pelos técnicos do IMA.

 

O novo software traz diversas funcionalidades que permitem ao usuário determinar automaticamente padrões de consumo de água e produção de dejetos nas granjas de suínos, assim como a oferta de nutrientes contidos nos dejetos em função da categoria de animais alojados, sistemas de manejo e o tratamento adequado dos dejetos.

 

O SGAS ainda auxilia o usuário na gestão das áreas agrícolas das propriedades rurais, determinando a demanda de nutrientes.

Estes dados são importantes para determinar a capacidade de alojamento de suínos nas granjas, de modo que os dejetos sejam reciclados como fertilizantes segundo recomendações agronômicas e indicadores ambientais, mitigando os potenciais impactos ao meio ambiente.

 

Durante o processo de licenciamento da atividade, por exemplo, o IMA monitora o solo dos empreendimentos onde é disposto o biofertilizante produzido a partir dos dejetos suínos. 

O SGAS vai facilitar a análise dos parâmetros do monitoramento, indicando se o solo poderá receber mais dejeto tratado ou não, analisando o nível dos nutrientes, principalmente, o fósforo (P).

 

A gerente de Licenciamento Ambiental Rural do IMA, Gabriela Casarin Ribeiro, explica:

 

“O SGAS dimensiona estruturas de armazenamento de dejetos, biodigestores e unidades de compostagem com base em critérios técnicos e padrões estabelecidos pelas normativas ambientais”. 

“Por meio deste sistema, os projetos realizados pelos consultores ambientais serão padronizados e os resultados terão com maior confiabilidade”.

 

O presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, comenta:

 

“O software é mais um diferencial para a suinocultura que pode acumular resultados ainda melhores nacional e internacionalmente”. 

“O desenvolvimento de um software como ferramenta de análise que considere as particularidades das legislações ambientais e características das unidades de produção de suínos de cada estado do país pode trazer benefícios a toda cadeia produtiva e também aos órgãos ambientais fiscalizadores”.