Talentos

Empresa cria banco de talentos exclusivo para pessoas com deficiência

08/09/2020 17:30:00

Empresa cria banco de talentos exclusivo para pessoas com deficiência

A Softplan, uma das maiores desenvolvedoras de software no Brasil com sede em Florianópolis, está lançando um banco de talentos exclusivo para pessoas com deficiência. 

A empresa quer captar profissionais que geralmente não se candidatam para uma vaga por ela não ser exclusiva para PCDs. 

 

O banco de talentos contemplará futuras oportunidades para as áreas Administrativa, Financeira, DHO, Marketing, Desenvolvimento, Projetos, Sistemas, TI e Vendas. 

O canal vai ser analisado continuamente, para que os recrutadores possam fazer uma pré-seleção e encaminhar os candidatos que tenham o perfil adequado para os gestores da área.

 

Beatriz Neves, Coordenadora de Recrutamento e Seleção na Softplan, define:

 

"Nós sempre prezamos muito pela diversidade do nosso time, por isso nossas vagas estão abertas para qualquer pessoa, independente de raça, cor, religião, deficiência ou gênero”. 

“Mas, conversando com nossos colaboradores PCDs, percebemos que existe uma tendência dessas pessoas não se candidatarem à vagas que não sejam exclusivas”. 

“Com o banco de talentos, queremos captar essas pessoas e aumentar a participação delas tanto em processos seletivos como na empresa".

"A triagem vai funcionar igualmente à de qualquer outra vaga. A única diferença é que os candidatos PCDs vão precisar preencher um breve formulário para que possamos entender melhor o seu contexto e nos adaptar 100% a ele”. 

“Fora isso, todos os benefícios, plano de carreira, auxílios, feedbacks, tudo é exatamente igual para qualquer colaborador da Softplan".

 

O coordenador de serviços de TI Vanderlei Fortes é um dos gestores que tem na equipe uma pessoa com deficiência:

 

“Acredito que a inclusão é um caminho para diminuir o preconceito com essa parcela da população”.

"O colaborador PCD precisa ser contratado pela sua capacidade profissional e não para ser apenas mais um número na cota, porque, quando falamos de times, eles são formados por pessoas de diferentes culturas, etnias e opiniões”. 

“Isso faz com que a equipe se torne muito mais democrática e plural, além de gerar respeito”. 

“Como as atividades exercidas na operação são inclusivas, conseguimos valorizar todas as pessoas e criar relações duradouras dentro do time". 

 

Tatiana Back, Business Partner na Softplan, reforça:

 

"Um dos nossos pilares é a valorização das pessoas e temos orgulho de dizer que somos uma empresa que apoia a diversidade e inclusão”. 

“Nós queremos tirar esse estigma de que PCDs são pessoas diferentes ou menos qualificadas, e verdadeiramente incluir esses talentos que estejam buscando se desenvolver e construir uma carreira".

 

Para se candidatar ao banco, é necessário ter ensino médio completo, ensino superior (em alguns casos, de acordo com o cargo desejado), laudo médico atualizado e perfil proativo, responsável, comprometido e focado em soluções. 

Todas as vagas da empresa estão disponíveis neste link.