Ferramenta

Ferramenta facilita a leitura de dados financeiros de governos municipais

08/09/2020 11:10:00

Ferramenta facilita a leitura de dados financeiros de governos municipais

Pensando em traduzir as informações contábeis de órgãos públicos e do governo, além de torná-los mais fáceis de serem compreendidos, uma equipe de empreendedores de Florianópolis está desenvolvendo uma plataforma chamada "O Mentor Financeiro". 

 

O projeto foi aprovado no Programa Nascer, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Sebrae/SC.

 

A intenção do sócio e coordenador do projeto, Paulo Roberto Dutra, é focar o sistema nas administrações municipais.

Desse modo, possibilitando uma gestão mais eficiente dos recursos públicos, tornando os dados mais acessíveis e ajudando nas tomadas de decisão.

 

A ideia surgiu há quatro anos quando, em uma conversa informal com um amigo, Paulo percebeu a dificuldade de emitir relatórios financeiros de fácil acesso e interpretação dos gestores públicos. 

De lá para cá, tem trabalhado para viabilizar uma solução prática. 

 

O coordenador do projeto afirma que o Programa Nascer tem sido o grande parceiro para que o projeto avance com mentorias, workshops, palestras e uso de ferramentas. 

 

Apoio ao empreendedorismo

 

Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, o objetivo do Programa Nascer é justamente capacitar negócios que estão na fase embrionária e dar apoio para organizar e fortalecer as ideias. 

 

A gerente de Tecnologia e Inovação, Gabriela Mager, explica:

 

“O Programa Nascer busca criar a cultura do empreendedorismo, selecionando propostas inovadoras que terão o apoio para que as ideias saiam do papel e se tornem uma realidade”. 

“O programa se estrutura a partir da metodologia TXM para incubação de negócios, e é executado pelo Cocreation Lab”. 

É o primeiro passo para quem tem um projeto inovador, mas não sabe como transformá-lo em negócio”. 

“Durante o período de incubação no Nascer, todo o apoio é dado para aprender a iniciar e gerir um negócio”.

 

Desenvolvimento de novas ideias

 

O Programa Nascer já ajudou a transformar 150 ideias em negócios viáveis. 

Agora, começa uma segunda edição em que os 164 grupos participantes receberão gratuitamente todo suporte para que possam transformar uma ideia em uma empresa, gerando emprego e renda.

 

Os selecionados passarão por mentoria em 15 cidades catarinenses: Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Itajaí, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão, Videira.

 

A lista dos aprovados já está disponível no site da Fapesc

O resultado final será publicado em 11 de setembro.