F�rum Discuta Lean debate melhoria cont�nua nas empresas�

20/08/2020 14:30:00

F�rum Discuta Lean debate melhoria cont�nua nas empresas�

Diferente dos outros anos em que o público e palestrantes do Fórum Discuta Lean se reuniam presencialmente em Brusque para troca de conhecimentos, a edição de 2020 inovou no formato e foi realizada 100% online, por conta da pandemia.

O evento foi realizado nos dias 19 e 20 de agosto. 

Centenas de participantes de todo o país acompanharam a programação.

Foram realizadas 17 palestras. 

 

Durante a abertura, o professor e um dos organizadores do evento, Joziel J. Corrêa, deu as boas-vindas aos inscritos e comentou sobre o cenário da economia e o futuro do Lean.

O organizador e professor Daniel Lorenzon dos Santos, falou sobre a dinâmica do evento, que possibilitou a interação dos participantes por meio de chat. 

O fórum também contou com mediadores, que selecionaram perguntas do público para os palestrantes. 

 

Conteúdo e contatos 

 

O Fórum Discuta Lean aborda a melhoria contínua organizacional, como base para o avanço de empresas e organizações brasileiras, sempre com um amplo leque de temas para o debate. 

Segundo Edipo Emilio Packer, que participou de cinco das seis edições, o evento contribui muito para o desenvolvimento das empresas como um todo. 

Algumas em nível  avançado e outras iniciando do zero. 

Outra característica marcante do fórum é a possibilidade de conhecer cases e fazer contatos. 


A palestra que deu início ao evento foi com Gece Wallace S. Renó, que falou sobre o Elkem Business System-EBS e os esforços no controle de processos críticos.

 

Para ele, que tem 25 anos de experiência em Melhoria Contínua, é essencial que as empresas tenham um olhar para o básico:

 

“Vejo que as empresas se tornam atraídas pelas transformações digitais e inovação, mas ao mesmo tempo se esquecem do básico - os conceitos dos 6Ms existe desde 1943, na Segunda Guerra”. 

“E de fato trazem os fundamentos para um ambiente de segurança, qualidade e produtividade que as empresas esquecem de "cuidar" adequadamente”.

“É necessário um esforço contínuo para melhorar produtos, processos ou serviços, reduzindo o desperdício e aumentando a qualidade”. 

“No passado a Melhoria Contínua ainda era entendida como opção, mas hoje, quem define o mercado e o preço é o cliente”. 

“Assim, entendo que hoje este é um fator de competitividade e sobrevivência das empresas”.

 

O supervisor de gestão integrada e engenheiro de segurança que atua na Metalúrgica Fey de Indaial, Edipo Emilio Packer, comenta:

 

“Tínhamos interesse na palestra do Diogo Panigalli (Uma jornada de transformação Lean) e do Eduardo Dalla Vecchia, que falou sobre o sistema Kyly de produção, pois conseguimos ver as ferramentas bem aplicadas no dia a dia. Também gostamos muito da palestra de abertura. O palestrante já virou contato no Linkedin”. 

“O formato deste ano ficou muito bacana e continuou possibilitando a troca de experiências”. 

“O mercado está extremamente competitivo e quem não olhar para a melhoria contínua ficará para trás. Melhoria contínua não é mais diferencial, é obrigação!”.