Setor de servi�os tem alta em junho, mas fecha semestre no negativo em SC

17/08/2020 10:00:00

Setor de servi�os tem alta em junho, mas fecha semestre no negativo em SC

Segundo dados da Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS), divulgada na última semana pelo IBGE, foi registrado em junho, um crescimento de 5% no setor de serviços no país e de 3,6% em SC na comparação com o mês anterior.

No semestre, porém, SC fechou com resultados negativos (-8,6%), próximo da média nacional (-8,3%). 

Nos dois primeiros meses da pandemia, o setor teve queda de 7,1% e 13,9%.

As perdas começaram a se reverter em maio (6,4%), enquanto o país ainda apresentava retração de 0,9%.

 

A dinâmica dos grupos de atividades que compõe o setor de serviços foi substancialmente diferente no estado na variação interanual. 

Em junho, as atividades de serviços prestados às famílias, as mais afetadas pela pandemia, tiveram perdas significativamente menores em SC (-40,70%) na comparação com o país (-57,50%). 

Os serviços de informação e comunicação, porém, apresentaram perdas muito maiores no Estado (-7,2%), mais do que o dobro da média nacional (-2,9%).

 

O destaque de SC, entretanto, foram os serviços profissionais, administrativos e complementares.

Estes apresentaram volume muito próximo ao mesmo mês do ano passado (-0,4%) e foi o principal segmento responsável pelo saldo positivo no emprego dos serviços em junho, com a criação de 2.848 novas vagas. 

Ao considerar o indicador da receita nominal, este grupamento de atividade está em situação 2% melhor do que em junho de 2019, o único em situação positiva no estado.

 

Comparando o volume de serviços e a receita nominal, percebe-se que as perdas foram ligeiramente menores ao considerar as receitas dos grupamentos de atividade, excetuando-se os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que apresentaram retração ainda maior na receita do que no volume de serviços.

 

Atividades turísticas

 

SC despontou com o maior crescimento no volume de atividades turísticas do país (26,1%) em junho frente a maio. 

Ainda assim, as perdas chegam a 47,7% se comparados a junho de 2019. 

 

Apesar do saldo positivo do emprego formal no setor de serviços em SC, o grupamento de alojamento e alimentação (que compõe os serviços prestados às famílias e as atividades turísticas) fechou mais de 1500 vagas formais em junho.