As inova��es no setor de eventos em meio a pandemia

06/08/2020 10:40:00

As inova��es no setor de eventos em meio a pandemia

Já faz mais de quatro meses que os eventos estão suspensos. 

O Parque Vila Germânica, localizado em Blumenau, local de eventos da região, teve toda a sua agenda de eventos cancelada ou reagendada. Já faz mais de quatro meses que o setor de eventos está suspenso. 

Um exemplo é a Febratex, uma das maiores feiras do mundo para a indústria têxtil e a maior das Américas, promovida pelo Febratex Group, uma das principais promotoras de feiras têxteis da América Latina.

 

Junto com a pandemia, a Febratex enfrentou um outro desafio.

Inicialmente marcada para acontecer em agosto de 2020, no Parque Vila Germânica, a feira precisou ser remarcada para abril de 2021, já que o local onde aconteceria o evento foi ocupado por um hospital de campanha. 

Segundo Hélvio Pompeo Jr., Diretor de Comunicação do Febratex Group, o evento foi remarcado a fim de preservar a saúde e bem-estar de todos.

 

O diretor explica que o setor passa por um momento desafiador mas uma das saídas é inovar, principalmente no que se refere ao ramo têxtil, que já vem diariamente lançando novidades para combater a Covid-19:

 

“Tenho certeza que o movimento que está acontecendo na moda para valorizar os produtos locais não ficará apenas na moda, ele é comportamental, isso vai trazer muitas oportunidades para o turismo local”. 

“A inovação vai ser pelo próprio trade de turismo que já existe internamente, será uma grande redescoberta do próprio Brasil”.

“Outro ponto de inovação são os tecidos tecnológicos antivirais e tecidos que consigam ser desfibrados para ter todo o processo dentro da economia circular, fazendo com que a indústria têxtil e de moda não seja mais vista como poluidora, mas sim uma grande indústria que cuida dos seus resíduos”.

 

Eventos regionalizados são uma saída

 

Segundo Pompeo Jr., eventos regionalizados tendem a ter maiores vantagens e sucesso de visitação já que não dependem de malha aérea, locação de automóveis entre outros:

 

“A Febratex faz parte do Polo Têxtil de Blumenau e Vale do Itajaí, localizado em Santa Catarina, que concentra mais de 3 mil indústrias e emprega 112 mil trabalhadores formais. Tudo isso num raio de 200 km de onde é organizada a Febratex, no parque Villa Germânica”. 

“Esse ponto geográfico é fundamental para que a Febratex consiga garantir um número expressivo de visitantes, fortalecendo o turismo regional de negócios”.

“Tudo é uma questão de estratégia. Eventos regionalizados acabam sendo mais fáceis no que diz respeito ao público”. 

“Cerca de 80% dos visitantes da Febratex são da Região Sul, seguidos por 10% do Sudeste e Centro-Oeste, 5% Norte e Nordeste e 5% de estrangeiros, na sua grande maioria argentinos”.

 

Presencial e online

 

O modelo híbrido de evento, aliando a presença física com o alcance do virtual, pode ser uma tendência a ser observada futuro, embora a importância do presencial ainda seja fundamental.

 

Giordana Madeira, Diretora Executiva do Febratex Group, ressalta:

 

“O digital é uma plataforma incrível. Em muitas situações, a tecnologia aproxima e agiliza”. 

“Mas consigo ver claramente no mercado de eventos de negócio que as feiras presenciais sempre serão mais prestigiadas”. 

“Morando na Europa há dois anos, visito feiras por todo o continente e percebo claramente uma projeção que o digital ainda não consegue contemplar sozinho”. 

“As feiras de negócios foram e sempre serão um meio para recuperarmos a economia e aproximar as pessoas”.

 

Ela acredita que o sucesso do presencial está na experiência completa que proporciona: 

 

“Os participantes são estimulados e envolvidos em todos os cinco sentidos. As pessoas precisam ver as máquinas em funcionamento, compará-las, tocar nos produtos, negociar com os expositores”. 

“Principalmente no momento em que vivemos, com o distanciamento social, nos esquecemos do quanto estar perto de pessoas faz bem”. 

“Somos seres sociais e precisamos dos encontros físicos para viver melhor e, na negociação comercial, o vínculo pessoal que se cria através do presencial traz muito mais satisfação e confiança para as partes".