Governo lan�a nota fiscal eletr�nica em Santa Catarina

05/08/2020 13:15:00

Governo lan�a nota fiscal eletr�nica em Santa Catarina

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) foi lançada nesta terça-feira (4), na Mega Loja Koerich, em Campinas, São José, na Grande Florianópolis. 

A implantação do sistema de emissão no grupo, que possui 107 lojas em território catarinense, foi feita pela Inventti Soluções Empresariais, empresa que é referência em emissão de documentos fiscais eletrônicos.

Pioneira em processos de emissão de documentos eletrônicos no Brasil, a Inventti possui projetos rodando em todos os estados desde o início da implantação da NFC-e no País, em 2013.

 

O documento deve trazer mais segurança, agilidade controle e simplificação ao processo de coleta de impostos em SC.

Em um primeiro momento, 20 redes de lojas participarão do projeto experimental de implementação da NFC-e. 

A principal vantagem é sua emissão ser realizada por meio de Programa Aplicativo Fiscal, de forma autônoma, sem dependência direta do Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF). 

Outro ponto positivo é que o uso da NFC-e simplificará o conjunto de obrigações acessórias relacionadas com a escrituração fiscal e contábil das empresas.

 

O projeto de Implantação do uso da NFC-e começou em outubro de 2018, com a criação de um grupo de trabalho formado por auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina. 

Após a definição do marco regulatório e aprovação junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o Estado de Santa Catarina foi autorizado a adotar o uso deste Documento Fiscal Eletrônico.

 

O governador Carlos Moisés comenta:

 

“Essa nota vai trazer a possibilidade de a Fazenda trabalhar com tecnologia e inovação”. 

“Ao mesmo tempo, vai facilitar a vida de quem empreende. Iniciamos um projeto piloto com 20 empresas, que terão mais facilidade para prestar as suas contas ao Fisco”. 

“A NFC-e também trará muitas pessoas à formalidade no futuro, diminuindo custos para a emissão dos cupons”.