Conex�o Logistique aborda o transporte a�reo de cargas

05/08/2020 09:30:00

Conex�o Logistique aborda o transporte a�reo de cargas

A necessidade de investimentos nos terminais de carga aérea (TECAs) em SC e no Brasil é tema recorrente nos projetos de desenvolvimento estratégico do Estado e União. 

A maior demanda das cargas operadas pelo modal aéreo em SC está concentrada nos terminais de Florianópolis, Navegantes e Joinville, com seus TECAs operados pela iniciativa privada.  

No entanto, SC tem demanda para a plena operação de terminais de cargas em todos os aeroportos catarinenses. 

Estudo apresentando pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc), mostra que grande parte da carga da corrente de comércio do Estado transportada via aérea, de aproximadamente US$ FOB 1,1 bilhão, são operadas por outros aeroportos do País. 

As cargas, produzidas pela indústria catarinense, são colocadas em caminhões, e no regime de trânsito aduaneiro, são levadas a outros aeroportos. 

Para se ter uma ideia, no ano de 2018, a fatia de 86,5% das exportações e importações catarinenses pelo modal aéreo foram embarcadas ou desembarcadas nos aeroportos de Guarulhos e Campinas. 

Já os aeroportos de Curitiba e Rio de Janeiro operaram 7,2% das cargas no mesmo ano.

 

O plano aeroviário catarinense é da década de 90.

Ele não representa o crescimento da população e a movimentação atual de cargas e passageiros. 

Sem um mapeamento atualizado, não há critérios para a definição de prioridades e investimentos na modernização e ampliação da infraestrutura aeroviária catarinense. 

Este aspecto restringe a inserção do estado no Plano Aeroviário Nacional, colocando SC na margem das prioridades dos investimentos federais no modal, segundo a Fiesc.

Diante dessa realidade, o projeto Conexão Logistique vai debater a infraestrutura para o transporte aéreo de cargas e perspectivas para o setor aeroportuário no estado e País.

O webinar está programado para a quinta-feira (6), a partir das 10h, no canal do YouTube da Logistique (Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais). 

A pauta ainda engloba os projetos do governo para o transporte aéreo de cargas, desestatização, custos, regulação, ações para assegurar a segurança sanitária durante a pandemia e também as expectativas para o pós-pandemia.

 

Participam do webinar o diretor geral da Floripa Airport Ricardo Gesse, o CEO da PAC Log Júlio Boticelli, o diretor da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) Thiago Pereira, Lysson Barreto, CEO da Ponta Negra Logística, Ivan Amaral e George Picinato, da Secretaria de Estado da Infraestrutura, e o diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi. 

A moderação será do gerente para Assuntos de Transportes, Logística e Meio Ambiente da Fiesc, Egídio Martorano.

 

O projeto Conexão Logistique faz parte da estratégia de intensificação da presença da Logistique nos meios digitais. 

É uma das ferramentas criadas para municiar o mercado de informações relevantes e mostrar tendências, comportamentos e boas práticas. 

Para isso vem realizando, desde maio deste ano, uma série de webinars e entrevistas online gratuitas com líderes e especialistas nos principais segmentos de mercado que movem a economia catarinense. 

O movimento terá continuidade após a feira, em outubro.

 

A edição 2020 da Logistique tem o Porto Itapoá como seu patrocinador exclusivo e é organizada pela Zoom Feiras & Eventos. 

Está programada para o período de 5 a 7 de outubro, no centro de convenções da Expoville, em Joinville, Santa Catarina.

 

Serviço:

 

O que: Webinar Infraestrutura e Perspectivas para o Transporte Aéreo de Cargas

Quando: 6 de agosto, 10h

Onde: Canal do Youtube da Logistique.

Informações complementares: http://www.logistique.com.br