Dia dos Pais: 49,5% dos lojistas esperam atenuar crise com as vendas

03/08/2020 10:10:00

Dia dos Pais: 49,5% dos lojistas esperam atenuar crise com as vendas

Em meio às incertezas econômicas provocadas pela pandemia, a chegada do dia dos pais é motivo de otimismo para o comércio de SC. 

De acordo com levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC), 49,5% dos varejistas têm a expectativa de crescimento de até 2% em relação ao mesmo período em 2019.

Embora muitos estejam com boas expectativas, 25,8% dos entrevistados ainda consideraram a possibilidade de retração nas vendas em comparação ao ano anterior. 

 

Na projeção de consumo, 36,8% dos entrevistados apontaram que o tíquete médio ficará entre R$ 51,00 a R$ 100,00 e para 29,7%, de R$ 101,00 a R$ 150,00. 

Entre os presentes preferidos, a liderança permanece com os itens tradicionais, como vestuário e calçados (46,2%), apesar do crescimento constante dos produtos eletrônicos e de informática (9,9%), de tíquete médio mais elevado. 

 

Em função do isolamento social, muitas empresas modificaram a forma de atuar, em função dos próprios consumidores. 

Na avaliação de 57,1% dos entrevistados os clientes mudaram sua forma de fazer compras. 

Por conta deste novo cenário, 56,5% dos empresários apontaram que estão vendendo simultaneamente por meios on-line como na loja física e 36,8% exclusivamente no ambiente virtual.

 

A consulta foi realizada pela FCDL/SC entre os dias 24 e 30 de julho, junto aos lojistas associados das 20 cidades catarinenses de maior Índice de Potencial de Consumo (IPC).

 

O empresário Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, reconhece a situação atípica que os lojistas estão vivenciando:

 

“O cenário permanece como incerto, porém os lojistas têm a consciência da importância de trabalhar com afinco por resultados no dia dos pais, pois será a última data forte antes de Natal”. 

“As CDLs estão mobilizadas e com recursos técnicos para apoiar os associados, em questões que vão da motivação ao marketing”.

“A pesquisa indica a intenção de 81,3% dos empresários em realizar promoções, campanhas e descontos. A mobilização é muito grande”.